várias flores lado a lado em tons amarelos, vermelhos, roxos, rosas

Flores: tipos, como cuidar e onde comprar

Além de toda beleza que sempre encanta quando recebemos flores de presente, elas têm uma função biológica importante. Desse modo, servem com a função de reprodução nas plantas em que existem.

No entanto, nem todas as flores são iguais – nem no visual e nem na sua estrutura. Por isso, cada uma delas possui características distintas, o que as torna tão especiais. Quer saber mais como isso funciona na biologia? Siga lendo!

Como é definida uma flor?

diversas flores do tipo girassol

Uma flor é a estrutura que serve para a reprodução das plantas angiospermas. Dessa forma, portanto, ela atua na reprodução assexuada dessas plantas, fazendo isso através da produção de sementes.

Então, podemos dizer que essas partes tão belas da planta servem, na verdade, para a sobrevivência das espécies. Para executar essa função, elas têm uma formação a partir de folhas modificadas e, geralmente, possuem formatos diferentes e cores atrativas.

Aliás, você sabia que até mesmo esses formatos e cores possuem uma função especial? Pois é, e também está ligado à sobrevivência!

Sim, porque isso serve para atrair os agentes polinizadores, os quais vão à planta e depois espalham pelo solo as sementes que darão origem a uma nova planta. A natureza é incrível, não é mesmo?

Agora, falando em termos mais técnicos, uma flor completa possui quatro partes específicas na sua estrutura:

  • Carpelo: é a estrutura feminina e tem sua formação com ovário, estilete e estigma;
  • Estame: esta é a estrutura feminina, com a antera e o filete da flor;
  • Pétalas: são as folhas diferenciadas e coloridas que tanto amamos;
  • Sépalas: com uma cor normalmente esverdeada, ficam abaixo das pétalas, e várias sépalas são chamadas de cálice.

Quais são os principais tipos de flores?

Alguns estudos mais recentes apontam que existem cerca de 390 mil espécies diferentes de plantas no mundo. Entre todas essas, aproximadamente 370 mil possuem flores. Portanto, quando falamos em tipos de flores, perceba que o número é bastante elevado.

Indo mais além, na biologia esses tipos de flores são classificados de duas maneiras diferentes. Uma, com relação ao sexo; outra, referente ao número de elementos florais que a planta tem.

Então, na classificação pelo sexo, começamos pelas plantas que são chamadas de monoicas ou de hermafroditas. Elas têm órgãos reprodutores tanto masculinos quanto femininos em uma mesma flor. É isso o que acontece em plantas como a tulipa, por exemplo, entre outras angiospermas.

Já, no caso das dioicas, elas possuem os órgãos reprodutores feminino e masculino separadamente um do outro. Assim, entre os exemplos, há o mamoeiro, a planta do kiwi e a erva-mate.

A respeito do segundo tipo de classificação, o que vale como referência são os elementos florais, como falei antes. Basicamente, aqui também há uma divisão dupla: as flores completas e as flores incompletas.

Assim sendo, as que são do tipo completas possuem todos os elementos florais possíveis. Ou seja, possuem carola, androceu, cálice e gineceu. Um exemplo bem comum de uma flor assim é a rosa, tão adorada por todo mundo.

Por outro lado, as incompletas, como sugere o nome, não possuem algum desses elementos. A begônia é assim, uma vez que não tem estame ou pistilo.

Bom, mas dito isso, quais são as flores mais procuradas, independentemente do tipo? Veja:

Aprenda como cuidar de flores

flores vermelhas e roxas no campo sob a luz do sol

Você recebeu flores de Dia dos Namorados ou em outra ocasião especial e não sabe bem o que fazer? Calma, porque agora vamos ensinar como cuidar delas!

Por certo, cada tipo de flor tem as suas necessidades específicas. E, além disso, como falamos antes, são centenas de milhares de tipos. Por isso, é impossível dizer uma só regra que se aplique a todas elas.

Em vista disso, o primeiro fato que você precisa para cuidar de flores é saber o tipo da planta. Assim, poderá pesquisar por indicações especiais sobre ela, como quantidade de água, necessidade de sol, etc.

Se em vez de ter ganhado de presente você deseja comprar, então saiba escolher a flor. Pense no local onde deseja colocar e avalie as condições de luminosidade, espaço e calor que possui. Após isso, escolha entre as que mais se adaptam.

Uma vez que tiver feito isso, saiba que regar do jeito certo é essencial. Normalmente, se a terra estiver úmida, não é necessário regar. O ideal também é regar diretamente na parte onde fica a raiz, e não nas folhas ou nas flores.

Aproveitando que estamos falando de água, higienizar suas plantas é interessante! Dessa maneira, mantendo as plantas limpas, sem o acúmulo de sujeira, você pode garantir a longevidade das flores.

Se estiver muito sujo, até mesmo o processo de fotossíntese fica prejudicado. Para limpar, passe cuidadosamente um pincel seco ou uma esponja umedecida na folhagem.

Por fim, se você observar que a planta está crescendo demais, é hora de procurar um vaso mais espaçoso. Os principais sinais disso são quando as raízes estão começando a sair ou quando a terra fica esbranquiçada.

Saiba onde comprar plantas de qualidade

Para comprar flores com qualidade de excelência, você não precisa nem sair de casa.  A Uniflores entrega há 20 anos para todo Brasil, prezando por valores como a eficiência, o carinho e a qualidade.

Possuímos diversos tipos de flores e de cestas que certamente vão servir para a ocasião que você está procurando! Temos opções de entrega com hora marcada e a partir de 3h para todo o Brasil, sempre com ótimos preços.

Clique aqui e venha conhecer a nossa loja!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *