Tipos de Orquídeas: 6 Comuns que Você Precisa Conhecer

Você sabia que, hoje em dia, existem os mais variados tipos de orquídeas com diferentes formatos e tonalidades? 

Se gosta de embelezar a sua casa ou escritório com essas lindas espécies, vem com a gente, pois você encontrará as orquídeas mais fofas para tornar os ambientes ainda mais encantadores. Confira!

Confira as mais lindas orquídeas para presentear quem você ama. Entregamos em todo o Brasil!

Quais os tipos de orquídeas mais comuns?

tipos de orquideas mais comuns

Para quem se pergunta quais os tipos de orquídeas mais comuns, selecionamos as mais amadas e procuradas em lojas e floriculturas de todo o país e perfeitas para quem gosta de dar flores de presente. Dá uma olhadinha!

1 – Cattleya

As Cattleyas estão entre as espécies mais populares e também as mais encantadoras do mercado. Você encontra uma variedade de cores, como amarela, roxa, branca, vermelha, amarela, pintadinha e com cores contrastantes.

A vantagem de optar por essa espécie é que elas gostam de  climas quentes e luminosidade alta, mas atenção, o sol não pode ser muito intenso sobre ela. 

2 – Cymbidium

Entre os tipos de orquídeas mais comuns está a cymbidium. Essa espécie tem flores  menores quando comparadas com as suas irmãs, mas sem deixar de lado toda a sua beleza e graciosidade. 

Porém, em compensação, elas chegam a produzir até 30 flores por cacho e você encontra as cores mais variadas, como amarelo, verde, rosa, branco, com manchinhas e muito mais. 

Essa é uma espécie que se adapta muito bem em ambientes internos, já que elas não gostam de luz muito intensa sobre as suas flores.  

Confira as mais lindas orquídeas para presentear quem você ama. Entregamos em todo o Brasil

3 – Vanda

Entre os tipos de orquídeas e nomes diferentes, a espécie Vanda não poderia ficar de fora. Muito comum nas floriculturas, elas são conhecidas pela sua infinidade de perfumes e cores. Para você ter uma ideia, esse gênero conta com 80 espécies diferentes. 

Você pode até não ter notado, mas é muito fácil encontrá-las crescendo em vasos com as raízes expostas ou penduradas por um gancho. Um charme!

A espécie Vanda pode florescer até duas vezes por ano, mas é bom ficar atento, pois elas adoram luz, mas sem excesso, além de alta umidade.

4 – Encyclia

As encyclias  também são um dos tipos de orquídeas mais comuns no Brasil. Essa espécie é conhecida por ter um formato de polvo e também por florescer por longos meses consecutivos. 

Diferentes da Vanda, as encyclias não são perfumadas e florescem melhor ao serem plantadas em meio à natureza. Por isso, dê preferência para cultivá-las em áreas externas. 

5 – Oncidium

As oncidiums são popularmente conhecidas como chuva-de-ouro e contam com uma variedade de espécies desse gênero, que podem chegar a 300. 

Essa espécie tem pequenas flores dispostas em uma ramificação bem semelhante a um chuveiro. É importante saber que ela aprecia a luz filtrada, ou seja, evite o sol intenso e pleno sobre ela.

Com a incidência de luz certa, ela pode florescer várias vezes durante o ano. Uma graça!

6 – Paphiopedilum

A Paphiopedilum é também um dos tipos de orquídeas mais comuns no Brasil, conhecida como “Sapatinho”. Essa espécie tem flores de fácil cultivo e ótima para quem não tem muitas habilidades.

Suas pétalas possuem uma grande variedade de cores e também listras e manchas, além de ser espécies que adoram o solo. Plante-a no seu jardim!

Tipos de orquídeas phalaenopsis

tipos de orquideas phalaenopsis

Os tipos de orquídeas phalaenopsis também são as queridinhas dos amantes de flores. Vem com a gente e confira as mais bonitas e suas características! 

tipos de orquideas arranjo

Arranjo Combinado Nobre de Orquídeas

Phalaenopsis amabilis 

A Phalaenopsis amabilis é também uma das espécies mais conhecidas do gênero phalaenopsis, muito popular no país e também considerada uma planta de porte mediano, que pode alcançar até 50 centímetros de altura. 

Para você saber como identificar as espécies de orquídeas, suas folhas possuem tonalidade verde oliva e flores brancas. A floração da Phalaenopsis amabilis, normalmente, ocorre no verão e podem ficar abertas por cerca de 60 dias.

Halaenopsis mini 

As mini orquídeas são uma fofura à parte, e são oriundas do processo de hibridização, que cria miniaturas com flores menores e folhas mais compactas.

Em razão das suas folhas pequenas, essa espécie acaba sofrendo menos com desidratação, já que a área de evaporação é menor. Uma espécie muito procurada para dar de presente. 

Halaenopsis schilleriana 

A halaenopsis schilleriana é um dos tipos de orquídeas originárias das Filipinas, considerada pelos especialistas como uma orquídea de porte médio, que pode chegar até 50 centímetros de altura. 

Essa espécie tem folhas rajadas em verde escuro e flores que podem variar de roxo para rosa em diferentes nuances. 

A halaenopsis schilleriana apresenta uma floração durante a primavera e o verão, com muitas flores perfumadas e que embelezam os ambientes por até quatro semanas.

Confira as mais lindas orquídeas para presentear quem você ama. Entregamos em todo o Brasil

Phalaenopsis gigantea 

A Phalaenopsis gigantea  é um dos tipos de orquídeas phalaenopsis de grande porte, que a torna diferentes das suas irmãs. Essa espécie pode atingir até dois metros e tem folhas bem grandes se comparadas com outros tipos.

A floração dessa espécie ocorre, geralmente, durante o verão, trazendo flores com lugar duração e sempre perfumadas.

Halaenopsis bellina 

A Halaenopsis bellina é um dos tipos de orquídeas mais comuns no Brasil de pequeno porte e a queridinha por ser uma fofura. Essa espécie pode atingir de 15 a 35 centímetros de altura. 

Essa plantinha cheia de encanto tem flores em diversas tonalidades de roxo com pontas esverdeadas e que surgem sempre durante o verão. O perfume das Halaenopsis bellina é bem parecido com a espécie bellina.

Quantos tipos de orquídea tem no Brasil?

tipos de orquideas no brasil

Muitas pessoas se questionam quantos tipos de orquídea tem no Brasil, saiba que o nosso país possui uma diversidade incrível de orquídeas. 

Para você ter uma ideia, há cerca de 3.500 espécies dessa linda flor em nossas terras com as mais variadas cores, enchendo os ambientes de encanto e beleza.

tipos de orquideas arranjo luxo

Combinado de Orquídeas Luxo

  

Conclusão

Agora que você já conhece os tipos de orquídeas, chegou a hora de escolher as mais bonitas para presentear quem você ama. 

A nossa floricultura online Uniflores oferece as mais variadas espécies de orquídeas em vasos e buquês de flores, além de outros presentes, como cestas, buquês, ramalhetes, kits masculinos e muito mais

Acesse o nosso site agora mesmo e encontre as mais bonitas orquídeas e presentes para dar para quem você ama.

Confira as mais lindas orquídeas para presentear quem você ama. Entregamos em todo o Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *