saiba mais sobre a azaleia

Aprenda Como Cuidar de Azaleia

A azaleia é uma espécie famosa por sua graciosidade e delicadeza. A flor tem origem no continente asiático, principalmente na China e no Japão. Mesmo não sendo naturais das terras brasileiras, as azaleias ganharam o gosto dos brasileiros, além de terem se adaptado bem ao clima local. Em São Paulo, a flor é considerada um símbolo da cidade e pode ser encontrada em diversas regiões do município.

Quer saber mais sobre essa linda espécie? Confira este artigo completo!

Característica da Azaleia

Como é visível, as azaleias são belíssimas flores e que encantam não só pela beleza,como também pela grande facilidade de cultivo. A espécie pode ser encontrada em variadas cores, porém, naturalmente, costumam ser encontradas nas cores rosa, roxo e branco. Normalmente, flor costuma florescer durante o inverno, no Brasil, entre os meses de abril e junho, portanto, é reconhecida como a rainha do inverno.

Um dos fatores que mais chama atenção é a facilidade da espécie se adaptar a diferentes climas e variados tipos de solo. Além disso, a espécie não apresenta muitos problemas em relação à exposição solar, podendo permanecer exposta ou à meia sombra. A facilidade de adaptação permite que a azaleia como um artigo de decoração para ambientes fechados, como também para florir belos jardins.

Dicas para cuidados com as azaleias

Apesar de ser uma espécie super adaptável a diferentes climas e solos, para manter as azaleias saudáveis e vistosas, é importante considerar alguns fatores, como:

Plantio

Em relação ao cultivo da flor, o período mais adequado é durante o outono, pois assim será possível observar uma floração mais intensa. Para conseguir bons resultados, é importante realizar a mistura de terra, areia e compostos orgânicos.

Regas

Para a manter as azaleias saudáveis, é importante reconhecer quando existir a necessidade de regas. No entanto, a frequência, normalmente, vai depender de onde as flores estão fixadas, caso estiverem no jardim, a regagem deverá ser realizada duas vezes por semana.

No caso de estarem posicionadas em vasos, a rega deve ocorrer todos os dias. Porém é válido lembrar da importância de não deixar que o substrato fica encharcado, lembre-se também de não molhar as pétalas.

Luminosidade

Com relação a iluminação, o ideal é que as azaleias tenham contato com a luz solar pelo menos durante algumas horas do dia. Se as flores estiverem fixadas em um jarro, em um ambiente fechado, é importante a exposição solar de cerca de quatro horas diárias.

Gostou deste artigo? A azaleia é uma flor incrível, não é mesmo? Na China, a espécie é símbolo da feminilidade e elegância. Portanto, é uma bela opção para presentear! Aproveite e confira todas as opções disponíveis na Uniflores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *