saiba como regar as plantas

3 Maneiras de Como Regar as Plantas

Manter as especiais saudáveis e bonitas é desejo de todo cultivador, para isso, a água é um elemento essencial para qualquer ser vivo, inclusive para os vegetais. Na hora de realizar o cuidados você sabe como regar as plantas da maneira correta? Se existirem dúvidas na hora de realizar a tarefa, aproveite para conferir as dicas que separamos neste artigo!

Dicas de como regar as plantas corretamente

Para muitas pessoas o ato de regar as plantas não demanda muitos cuidados, afinal, ao olhos, apenas molhar já é suficiente para manter a espécie saudável. No entanto, a tarefa precisa ser feita com atenção a alguns fatores, que muitas vezes passam despercebidos. Prestar atenção ao horário da rega, na quantidade de água e em como despejá-la faz toda diferença.

Para uma rega correta, o ideal é considerar:

1.Horário

Sabia que existe um momento ideal do dia para realizar a rega das plantas? Para quem não sabe, o melhor período é durante a manhã ou no fim da tarde, após as 15 horas. É importante destacar que não é indicado regar ao meio-dia, devido a temperatura mais quente típica do horário, a água pode evaporar. Durante a noite também não é uma boa opção, durante o período noturno as espécies não absorverão a quantidade necessária, além das folhas demoram para secar, fato que facilita a proliferação de fungos e apodrecimento da raiz.

2.Quantidade de água

Normalmente a quantidade correta de água leva em consideração cada tipo de espécie, porém, no geral é importante não encharcar a terra. Com o excesso de água, as raízes podem ser afogadas pois faltará ar, além de facilitar o aparecimento de microorganismos nocivos à saúde da planta.

Um fator importante é o ato de molhar as folhas, algumas espécies mais sensíveis não devem ter suas folhas regadas. Nesse caso, regar as plantas deve consistir em umidificar a base da espécie.

3. Frequência das regas

Assim como a quantidade de água, aprender como regar as plantas e acertar na frequência ideal, depende de cada tipo de espécie e de inúmeros outros fatores. Por exemplo, dependendo da temperatura do dia, é possível determinar a necessidade de regar uma planta ou não. Em dias mais frios, normalmente a maioria das plantas irão precisar de menos água do que em dias quentes de verão.

No caso de dúvida, experimente observar a terra e verifique se está seca ou úmida. Caso ainda apresente umidade, a rega poderá ser dispensada naquele dia. No entanto, algumas espécies adoram solo úmido e, constantemente, devem ser regadas, um bom exemplo são as samambaias.

Gostou das nossas dicas de como regar as plantas? Aproveite e confira mais conteúdos como este no blog da Uniflores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *