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Uniflores destaque na imprensa especializada

Imprensa internacional destacava já em 2007 a facilidade para consumidores em todo mundo para presentear com flores através de uma das pioneiras do mercado .com

Uniflores Flores Online

 

Flores on-line

O setor comercial não está sozinho em sua aventura para aproveitar a flexibilidade oferecida pela comunicação on-line. A base de clientes para as vendas brasileiras de flores tem se ampliado e não se restringiu aos consumidores locais desde a chegada das entregas pontocom.

Por Mauricio C. Mathias

 

Desde a sua criação em torno de 1990, a World Wide Web evoluiu rapidamente para uma fonte primária de informação instantânea. No entanto, ainda se questiona se o acesso fácil pode ser convertido em facilidades para o comércio eletrônico e atuar como uma ferramenta para aumentar as vendas de flores. Certamente, o advento da web permitiu que as lojas de flores forneçam serviços adicionais, e no mundo virtual, empresas menores podem existir entre os grandes fornecedores de volume. Isso é exemplificado na terceira maior cidade do mundo, São Paulo (SP) no Brasil, onde uma empresa está mostrando que há espaço para o crescimento. A empresa começou após o estouro da bolha com ponto-com em 2000, e não teve medo para rapidamente se destacar com um novo empreendimento de sucesso nesse mercado.

Uniflores.com.br

O Uniflores é um centro virtual para pedir flores on-line e conseguiu atrair 60 mil clientes registrados e mais de 130,000 entregas desde o seu lançamento em março de 2003. Ele atinge mais de 1.400 cidades em todo o Brasil através de parcerias com cuidadosamente selecionados Lojas de flores. Oficialmente, a empresa começou em junho de 2000; Sua missão era unir o comércio eletrônico e uma rede existente de floristas profissionais, que muitas vezes estavam sendo excluídos do fenômeno eletrônico. Seu objetivo era criar um sistema confiável, coordenado por um call center eficiente tanto para vendas centralizadas quanto para serviços pós-venda para clientes. Enquanto isso, seus parceiros em todo o Brasil assumiram a responsabilidade pela preparação e entrega de pedidos, fornecendo atendimento ao cliente pessoal e entrega rápida.

Douglas Pedrosa, um dos proprietários explica: “Naquela época, estávamos no rescaldo do estouro da bolha com ponto-com. Era claro que havia poucas oportunidades para os empreendimentos não profissionais. A sobrevivência do negócio foi medida em meses, em vez de anos na época. Para piorar as coisas, havia inúmeras empresas similares que fornecem serviços de alta qualidade, de modo que tivemos que investir fortemente em nossos sistemas de TI e infra-estrutura comercial. As vendas no consumidor começaram em março de 2001, agora em períodos de pico em torno do Dia das Mães, entregamos até 2.000 bouquets. Além disso, conseguimos manter a satisfação do cliente. Nossos clientes podem completar uma avaliação de pesquisa on-line de nossos serviços e, até à data, somos uma das poucas empresas premiadas com uma Medalha de Diamante na categoria de flores. “Um estudo de sua clientela revelou que 77{8f25846a222768cffdcdc0e8741f7f5b90605f0963ba319f3ec37db047be117a} dos compradores estão entre 21 E 40 anos de idade.

A Uniflores foi concebida desde o primeiro dia como uma loja de flores única na internet, oferecendo entrega no mesmo dia, incluindo fins de semana, sem custos adicionais por frete ou entrega. Localizado em um bairro SP central, há uma equipe de vendas de quinze pessoas. Pedrosa acrescenta: “Nosso conceito era tornar-se a loja de janelas online para centenas de pequenas lojas espalhadas por todo o país. Um nome de marca único e forte que remove a necessidade individual de investimentos pesados ??no marketing, enquanto ainda fornece cada loja com ordens para sua própria área. “Uma vez que a inovação é uma obrigação, agora também é possível personalizar entregas com chocolates finos ou vinho; 30{8f25846a222768cffdcdc0e8741f7f5b90605f0963ba319f3ec37db047be117a} da clientela são pessoas de flores de pedidos no exterior que serão entregues no Brasil.

 

Desafios e perspectivas
Enquanto vários formatos de negócios para o comércio eletrônico ainda estão sendo testados, geralmente as pessoas envolvidas concordam que o fator de satisfação do cliente é mais importante do que nunca, sendo a concorrência direta com supermercados extremamente difícil. E, no entanto, essas duas empresas mostram que a entrega de flores on-line é uma alternativa viável.

Para a Uniflores, o desafio inicial foi selecionar e treinar seus parceiros, além de gerenciar as finanças do novo empreendimento até atingir um volume de vendas de ponto de equilíbrio. Hoje em dia, o maior problema é a concorrência intensiva e os custos de marketing. “Praticamente todos os dias, há um novo site com preços irrealistas, que deixa de existir a longo prazo, mas ainda aumenta nossos custos de marketing, especialmente com os motores de busca”, diz Pedrosa. Um aspecto positivo foi o nível de resposta ao serviço on-line; Mesmo para um negócio na internet, isso foi bom. As perspectivas de crescimento também são positivas, já que muitos dos jovens tendem a comprar on-line, mais do que as gerações mais velhas. As crianças de hoje, muitas vezes usuários de internet ávidos, serão em breve compradores de flores e devem dar preferência a esse tipo de compra.

 

Veja o artigo original publicado no site http://www.floracultureinternational.com em Setembro/2007:

 

Close to the world’s consumers via dot-coms

Online flowers

The trade sector is not alone in its adventure to capitalize on the flexibility delivered from online communication. The customer base sought to boost Brazilian flower sales no longer restricted to local neighbourhoods since the arrival of dot-com deliveries.

by Mauricio C. Mathias

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