Flor Dente-de-Leão: a delicadeza, benefícios e lendas

A flor dente-de-leão é, sem dúvida, uma das espécies mais delicadas e charmosas que existem. Mas além de toda a sua beleza, ela é cercada de muitas lendas, significados e também oferece muitos benefícios para a saúde. 

Que tal conhecer um pouco mais sobre esse plantinha? Vem com a gente e descubra o porquê essa espécie é uma verdadeira sensação.  

Se você ama flores, vai adorar essa promoção! Confira em nosso site

Flor Dente-de-Leão: delicadeza que marca

Além de descobrir para que serve a flor dente de leão, saiba que essa espécie, além de carregada de delicadeza, é muito antiga e remonta para Idade Média. 

Nessa época, ela era associada a Jesus Cristo e à Virgem Maria devido ao seu formato e cor vibrante, que remete aos raios de sol.

Para quem busca uma decoração mais leve, sutil e agradável, ela é uma ótima opção. Se pretende presentear alguém com algo que reflita toda essa delicada, a flor dente-de-leão será sempre uma boa escolha. 

Flor Dente-de-Leão e as crianças

Curiosidades sobre a Flor Dente-de-Leão

Além de muitas lendas e crenças, os vários tipos de dente-de-leão também estão associados ao poder de curar icterícia, uma doença que estimula uma coloração amarela da pele ou olhos, principalmente em recém-nascidos.

Normalmente, os pais dão um banho na criança com o chá de dente-de-leão para amenizar os sintomas da doença. Essa espécie também é um símbolo da infância e da inocência.

Origem e Curiosidades sobre a Flor Dente-de-Leão

Como já falamos, a origem da planta, datada do período medieval, surgiu no continente europeu e asiático.  

Entre as principais curiosidades do dente-de-leão, a flor se abre nas primeiras horas do dia, às 5 da manhã e se fecham bem no finalzinho da tarde, motivo pelo qual ela é chamada de relógio suíço.  

Há quem diga que, quando as sementes da flor saem voando sem que haja vento, é sinal de chuva. As sementes da flor dente-de-leão quando maduras são sopradas como uma espécie de brincadeira e pode alcançar grandes distâncias por serem bem levinhas. 

Dente de leão emagrece?

Devido ao seu efeito diurético com eliminação de toxinas indesejáveis, há quem diga que dente-de-leão emagrece sim. 

Essa plantinha também aumenta o fluxo biliar contribuindo para a aceleração do metabolismo de gorduras no corpo. Estudos em animais comprovam a perda de cerca de 30% do peso ao fazer uso dessa espécie de diferentes formas. 

Como cultivar a flor Dente-de-Leão

Agora que você já sabe como usar o chá de dente de leão para emagrecer, que tal aprender como cultivar essa espécie?

O plantio é muito simples. Você pode plantá-la em um vaso ou diretamente no solo. Para que ela cresça de forma bonita e saudável, a flor precisa de umidade e sol para se desenvolver.  Na hora de regá-la, cuidado com o excesso de água. 

Principais características da Flor Dente-de-Leão

Flor Dente-de-Leão: delicadeza que marca

Quer cultivar a planta dente-de-leão? As características dessa plantinha são únicas e muito interessantes. Seu nome científico é taraxacum officinale, sendo também conhecida por coroa-de-monge, taráxaco e quartilho. 

Seu formato possui caule ereto e oco com flores de tom amarelo dourado e folhas divididas em segmentos profundos. O dente-de-leão pode alcançar até 30 centímetros de altura.

Saiba para que serve o dente-de-leão

Quer descobrir para que serve a flor dente-de-leão? Saiba que essa espécie possui uma série de funcionalidades. 

A planta pode ser usada no tratamento de doenças hepáticas, problemas de pele, reumatismo, hemorróidas, estimula o sistema digestivo, além de estimular apetite e ser altamente diurética.

Propriedades do dente-de-leão

A espécie de flor dente-de-leão possui propriedades medicinais e nutritivas com muitos componente, que atuam em diversas áreas do organismo.

Nela, é possível encontrar vitaminas A, B6, E, K e C, cálcio, potássio, magnésio, cobre, ferro, proteínas, tiamina, inulina, riboflavina e pectina.

Dente-de-leão é uma flor comestível?

A resposta é sim! Além de chás, em alguns lugares do mundo, a flor é usada na fabricação de vinho e também para equilibrar o paladar de cervejas especiais.

Chá de dente-de-leão

Está se perguntando como devo tomar o chá de dente de leão? Saiba que ele precisa fazer parte de uma infusão com raízes da planta.

Coloque a água e as plantinhas em um recipiente por alguns minutos até que a bebida fique bem morninha. Depois disso, é só coar. 

Efeitos colaterais da Flor Dente-de-Leão

Ao ingerir um chá de dente-de-leão, efeitos colaterais são bem raros, mas o consumo dessa plantinha pode provocar transtornos gastrointestinais ou diferentes reações alérgicas.

Benefícios medicinais da Flor Dente-de-Leão

Curiosidades sobre a Flor Dente-de-Leão

Quer saber para que serve o chá de dente de leão? Essa plantinha facilita a digestão, aumenta a produção da bílis, trata obstipação, previne o câncer, ajuda nas dietas de emagrecimento, previne e trata anemia, além de evitar o diabetes.

A planta é indicada para pessoas que têm problemas de fígado e vesícula biliar, além de ser indicado para reumatismo, artrite e combate doenças cardiovasculares.

A belíssima lenda do dente-de-leão

Uma das principais lendas da flor dente-de-leão diz que Teseu – um grande herói ateniense na mitologia grega – teria se alimentado por 30 dias consecutivos apenas dessa plantinha, para tornar-se forte o suficiente para derrotar um  Minotauro.

Dente-de-leão e seus significados

O dente-de-leão significa otimismo, liberdade, luz espiritual e esperança. As suas flores são consideradas um oráculo do amor, já que é muito popular entre mulheres apaixonadas.

Reza a lenda que as mulheres apaixonadas devem pensar na pessoa amada e soprar as pequenas pétalas. Se, ao praticar essa ação, elas regredirem com o vento, o desejo será atendido. 

Quer marcar a vida de alguém? Que tal marcar com flores. Compre aqui!

Conclusão

A flor dente-de-leão é um verdadeiro clássico e possui propriedades medicinais incríveis. Mas depois de conhecer um pouco sobre essa espécie delicada e tão elegante, conheça a nossa loja virtual Uniflores

Na hora de presentear e decorar com amor, encontre as espécies mais bonitas no nosso site, que faz entrega para o todo Brasil e comercializa os mais diferentes produtos, como cestas, ramalhetes, buquês, vasos e muito mais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *