Baobá: saiba o que é, conheça a história e curiosidades

O Brasil é um país com uma variedade enorme de árvores, flores e plantas, mas há muitas espécies, como o Baobá, que são belíssimas e também fazem parte da decoração de jardins espalhados por todo o país.

Quer saber mais sobre essa gigantesca árvore, que é carregada de muita histórica e tradição? Vem com a gente, pois preparamos um artigo muito especial sobre esse tema.

Se você é apaixonado pela natureza, nós temos algo em comum. Conheça nossa trajetória

Conheça a origem e a história do Baobá

Baobá

Antes de descobrir onde o baobá pode ser encontrado, que tal entender um pouco mais sobre a origem dessa espécie, que é rodeada de lendas e curiosidades?

Essa árvore tem origem africana e representa a luta dos negros no Brasil, além de simbolizar resistência e a força desse povo. 

Inclusive, a árvore é citada no livro “O Pequeno Príncipe”, escrito por Antoine de Saint-Exupéry, que é um verdadeiro clássico.

Quanto tempo dura um baobá?

Quer entender quanto tempo dura um baobá? Saiba que essa espécie é milenar e pode viver até 6 mil anos. Ela é chamada também de calabaceira, imbondeiro e embondeiro. No Senegal, a planta é considerada sagrada.

Como plantar um baobá?

Primeiramente coloque as sementes de molho em água fervente, em torno de 80 e 90 graus por seis minutos. Esse processo é responsável por aumentar a taxa de germinação em 80%.

Depois disso, lixe uma área das sementes do Baobá até que a primeira camada comece a ficar bem clarinha. 

Em seguida, coloque as sementes de molho por 48 horas, fazendo a troca da água depois das primeiras 24 horas. É possível fazer o plantio em recipientes, sementeiras, canteiros ou em sacos para mudas. 

Conheça algumas curiosidades sobre o baobá

Uma árvore com tantos milênios de existência, certamente, teria curiosidades e lendas do Baobá bem interessantes, não é mesmo? 

Separamos aqui algumas dos fatos mais curiosos sobre essa espécie tão esplêndida e exuberante. Confira!

Maior baobá do mundo

O maior baobá do mundo é conhecido como o Big Baobab. A gigantesca árvore fica em uma fazenda de Modjadjiskloof, em Pretória, na África do Sul.

A sua idade é desconhecida, mas acredita-se que ele tenha mais de 1.700 anos. No entanto, há estudos que estimam que essa árvore tenha mais de 6 mil anos de idade.

Baobá: significado religioso

Além de entender como plantar, você sabia que essa espécie também tem um significado religioso? A árvore é um dos principais símbolos das culturas africanas tradicionais, como o candomblé.

Na religião, a planta personifica o espírito africano, sendo considerada a árvore da vida com muita importância para tribos, além de ser tida como uma fonte de fertilidade e a solução medicinal para muitos problemas de saúde.

Lendas sobre o baobá

A planta é cercada de muitas histórias, mas há uma lenda que é a mais famosa. Ela diz que os africanos escravizados eram açoitados e obrigados a dar várias voltas em torno de um imenso baobá.

Enquanto isso, para amenizar a dor, eles faziam suas rezas e cantigas. Posteriormente, eram batizados no cristianismo e enviados ao cativeiro. Por conta disso, a planta é chamada de árvore do esquecimento.  

Baobá na Literatura

Tanto a planta quanto o fruto do baobá também estão presentes na literatura. Como já citamos acima, a árvore foi mencionada no livro “O Pequeno Príncipe”.

Há quem diga que o escritor francês se inspirou na árvore que existe na Praça da República de Recife, quando esteve na cidade. Na história, o protagonista tinha medo dos baobás, pois, segundo a obra, o tamanho dessa árvore podia tomar o espaço do asteroide.

Saiba onde encontramos o baobá no Brasil

No Brasil essa linda árvore existe, principalmente, no estado de Pernambuco, onde 100 árvores foram catalogadas. Somente em recife, existem cerca de 30 exemplares gigantescos. Atualmente, é possível encontrar a espécie nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Norte, Alagoas, Mato Grosso e Ceará.

Baobá em diferentes partes do mundo

história do Baobá

Agora que você já sabe o que é baobá no candomblé, que tal saber onde encontrar a árvore do Pequeno Príncipe ao redor do mundo?

Baobá do Botsuana

Em Botsuana, é possível encontrar a planta no corredor de Trans-Kalahari, na estrada de Nata a Kasane e em Gweta. 

No país, reza a lenda que um rei foi salvo após ter se escondido dentro do tronco de um baobá ao ser perseguido pelo povo local, tornando a espécie parte das crenças populares.

Baobá na África do Sul

As árvores são muito populares na África do Sul e ainda estão firmes e fortes na Reserva Natural Musina, no parque Kruger e em Soutpansberg. A planta é tão querida que até recebe nomes próprios.

Baobá na Namíbia

No deserto de Namíbia há uma espécie 1036, que é um baobá considerado monumento nacional a quase 1 mil anos, fazendo parte das atrações do país.

Baobá Tanzânia

Há também vários exemplares da espécie na Tanzânia. As árvores ficam bem próximos ao lago Manyara, dentro de um parque. Na Reserva Nacional de Ruaha há vários deles também, que se destacam na paisagem.

Baobá na Austrália

Na Austrália há muitos deles espalhados por todos os cantos. Não se sabe como as árvores chegaram no país, mas elas são diferentes dos exemplares encontrados na África.

Baobá na Índia

Na Índia há várias espécies. No Estado de Gu e também nas ruínas de Mandu. No país, a planta é conhecida como árvores do desejo. Há uma lenda que diz que o Krishna, um deus da cultura indiana, teria levado as sementes para a Índia.

Se faça presente na vida de quem você ama! Presenteie com flores.

Conclusão

Gostou de conhecer mais sobre essa árvore lindíssima? Essa espécie é linda e pode ser admirada em vários lugares do mundo. Se você gosta de planta ou precisa presentear alguém com flores, conte com a nossa loja online, Uniflores.

No nosso site, você encontra ramalhetes, buquês, vasos de flores, cestas e muito mais. 

1 comentário em “Baobá: saiba o que é, conheça a história e curiosidades”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *