Saiba como criar um jardim suspenso

Dicas Para Você Fazer o Seu Próprio Jardim Suspenso

Decorar com um jardim suspenso adiciona charme e um toque especial ao ambiente, não é mesmo? Criar uma estrutura que possibilita expor as plantas é uma tendência atual e vem ganhando muitos adeptos, principalmente aqueles que vivem em locais pequenos, como apartamentos.

Que tal aprender e montar um lindo jardim suspenso para cultivar e decorar com plantas? Confira algumas dicas neste artigo e crie o seu!

Saiba como montar um jardim suspenso

Além de não necessitarem de muito espaço para serem instalados, entre as principais vantagens de criar um jardim suspenso está a possibilidade de dar um ar mais verde ao ambiente, equilibrando o clima e melhorando a temperatura local. Isso acontece porque as plantas, devido à fotossíntese, são capazes de produzir oxigênio, auxiliando a manter o recinto agradável, principalmente durante o verão.

Ao iniciar a busca pelas melhores estruturas e formas de fixar as espécies, é necessário levar alguns fatores em consideração, como:

Plantas adequadas para jardim suspenso

Antes de sair elegendo quais as espécies irão compor o seu jardim suspenso, é importante saber que nem todas são adequadas para serem cultivadas dessa maneira. Entre as melhores opções estão as bromélias, samambaias, véu de noiva, jiboa, entre outras.

Local que o jardim será instalado

Outro ponto importante é definir corretamente o local onde o jardim será montado. A escolha deve ser associada com a necessidade das espécies escolhidas para comporem o jardim. Por exemplo, plantas que naturalmente necessitam de maior incidência solar precisam ser colocadas onde o sol incide diretamente. Uma boa opção são as varandas, no caso de apartamentos e jardins de inverno.

Ideias para criar um jardim suspenso incrível

Após escolher as melhores espécies para criar o seu jardim vertical, agora é o momento de definir qual estrutura comportará as plantas, e opções é o que não faltam, veja:

Jardim com pallets

Os pallets de madeira são itens constantemente utilizados na decoração e podem servir como uma ótima estrutura para criar o seu jardim vertical. Ao utilizar a peça você terá um ótimo custo-benefício, pois além de barato, o pallet ainda adiciona um toque rústico ao ambiente. Para criar a estrutura, basta fixar os pallets com parafusos e ganchos na parede e encaixar os vasos.

Garrafas PET

As  garrafas pet são itens que diariamente vão para o lixo e demoram a passar pelo processo de decomposição. Por que não aproveitar e utilizá-las para fixar as plantas e pendurá-las na parede? Use a criatividade e invista na ideia que envolve decoração e sustentabilidade.

Quadro verde com plantas

Já pensou em pendurar as plantas na parede e emoldurá-las como se fosse um quadro? A dica nesse caso é apostar em espécies que não possuem raízes muito grande e colocá-las em um local onde exista uma estrutura que permita segurar as raízes.

Aprovou as nossas ideias para criar um jardim suspenso? Use a criatividade e aposte na tendência! Para mais dicas como esta, continue acompanhando o blog da Uniflores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *