8 Tipos de Rosas para Presentear em Diferentes Ocasiões

Quer presentear uma pessoa querida, mas não conhece os tipos de rosas para darem diferentes ocasiões? Então, este artigo é o que você procura!

A verdade é que as rosas são as flores mais antigas do mundo, consideradas as rainhas entre as espécies e perfeitas para presentear quem amamos nos mais variados momentos. 

Aliás, não é à toa que dar o buquê de rosas está entre os melhores presentes. Independentemente da cor de rosa que escolher, saiba que elas sempre impressionaram o presenteado pela beleza e significado que carregam.

 As melhores opções de rosa estão na floricultura online, Uniflores!

Quais são os tipos de rosas?

Para escolher o presente certo para quem você ama, saber quais são os tipos de rosas que existem, certamente, vai te ajudar a agradar ainda mais o presenteado. 

Entre os principais tipos estão a rosa colombiana, a rosa nacional, as mini rosas, as híbridas de chá, arbustivas, rasteiras, sempre-floridas e rosas trepadeiras.

Os principais tipos de rosas para presentear a quem você ama!

Agora que você sabe quais são os tipos de rosas, confira as características e detalhes de cada uma delas para homenagear alguém especial.

Na hora de escolher o arranjo perfeito, existem diversas opções,  selecionamos algumas para apresentar para você. Confira!

Rosa Colombiana

tipos de rosas colombianaBuquê VIP

Entre as diversas espécies de rosas, as colombianas despertam atenção, principalmente pela beleza e tamanho incomum. Esse é um dos tipos de rosas que podem chegar a ter 11 centímetros de diâmetro, normalmente, esse é o dobro da dimensão das rosas brasileiras.

Além do tamanho peculiar, as rosas colombianas apresentam tonalidade intensa e perfume inconfundível. 

A espécie é produzida em regiões de alta altitude na Colômbia e com luminosidade intensa. O clima do local favorece o crescimento das rosas, fazendo com que a flor cresça mais do que as outras espécies.

É importante citar também que entre as rosas diferentes, as colombianas são aquelas que possuem maior durabilidade. Quando mergulhadas em um jarro com água, podem chegar a durar até três semanas.

Rosa Nacional

tipos de rosas nacionalBuquê 9 Rosas Coloridas

Entre os tipos de rosas brasileiras estão as nacionais, como o próprio nome diz, é uma espécie produzida em nosso território, sendo a mais popular e acessível. 

O motivo é o fato de ser produzida em terras brasileiras e se desenvolver bem quando cultivada no clima local.

A flor nacional pode ser cultivada em inúmeras cores, da clássica vermelha, cor de rosa, branca, amarela e outra infinidade de opções desenvolvidas graças a processos artificiais. A principal característica desta flor brasileira é a presença de apenas um botão por haste.

Mini Rosas

tipos de rosas mini rosas

UPLIFITING MOMENTS BASKET

Os tipos de mini rosas também entram na nossa lista, que são encontradas no Brasil. A espécie originária da Ásia, mas especificamente da China, é conhecida também como rosa chinesa. 

As flores chegam a atingir de 30 a 60 centímetros de altura. Surgem em cores bem definidas como branco, vermelho, amarelo, laranja, entre outros.

Para quem gosta de roseiras, porém, não tem tanto espaço para cultivá-las. As mini rosas são ótimas opções, pois ocupam pouquíssimo espaço!

Rosa rasteira

Entre os tipos de rosas existentes, a rosa rasteira também se destaca. Essa espécie tem um porte pequeno, sobradas e sem muitos detalhes, além de se espalhar pelo chão e formar forrações e maciços. 

Normalmente, elas crescem das próprias raízes, sem a necessidade de fazer um processo de enxerto. 

Além disso, a rosa rasteira possui robustez e também tem uma alta resistência à ação de doenças e pragas. Alguns tipos de rosas rasteiras florescem apenas uma vez por ano, outras, no entanto, podem florescer mais vezes.

Rosa trepadeira

tipos de rosas trepadeiras

Ao contrário do que possa estar pensando, a rosa trepadeira não é aquela espécie que fica entrelaçada em arcos ou armações verticais. 

A verdade é que ela é conhecida como um arbusto escandente com ramos compridos que pode ser inserida em suportes para crescer com esse apoio. 

Essa é uma das rosas diferentes com uma floração que ocorre durante o ano inteiro, não somente na primavera. 

Rosa sempre-florida

tipos de rosas sempre florida

Já a sora sempre-florida possui uma das floradas mais lindas, além de dar flores em abundância. 

Essa espécie, normalmente, cresce na vertical, sendo uma flor muito costuma crescer na vertical, é resistente ao frio, além de dar flor o ano todo, dependendo do local que for plantada, como cercas, varandas e entradas de residências.

Rosa arbustiva

tipos de rosas arbustiva

Essa espécie tem esse nome por conta do seu formato bonito, com pétalas consistentes e alinhadas. A rosa arbustiva tem uma excelente tolerância ao filtro e também tem boa resistência para pragas e doenças variadas. 

Para quem quer saber tipos de rosas vermelhas, saiba que essa espécie tem diferentes cores, além de crescer rápido e com pouca poda. É uma espécie usada para projetos de paisagismo e convive muito bem com outras espécies de plantas.

Rosa híbrida de chá

tipos de rosas hibridas de cha

Rosa híbrida de chá é belíssima e tem como principal característica o desenvolvimento de galhos retos e firmes, botões grandes na extremidade das plantas. 

A vantagem é que essa espécie floresce nas quatro estações, sendo usada, principalmente, como flor de corte e também para compor os buquês das floriculturas. 

Vale ressaltar que ela exige mais cuidados e adubação. Por isso, o ideal é que ela seja cultivada por pessoas que possuem experiência com esse tipo de espécie.

Quantas espécies de rosas existem no Brasil?

Muitas pessoas ficam curiosas em saber quantas espécies de rosas existem no Brasil, saiba que há  dois tipos de rosas produzidas em território nacional, que é a rosa tradicional e a mini que, por sua vez, tem mais de 100 variedades.

A espécie tradicional tem um botão em cada galho, já a mini-rosa possuem pequenas flores que surgem agrupadas.

Conclusão

Agora que você sabe quais os tipos de rosas que existem no mercado, chegou a hora de escolher aquele que mais combina com a pessoa presenteada. 

Na hora de encontrar as melhores flores e com os preços que cabem no seu bolso, o melhor lugar é na floricultura online, Uniflores, que tem as mais diversas opções de flores e rosas para presentear quem você ama. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *