Dicas: identifique plantas silvestres comestíveis e venenosas

Elas estão espalhadas por florestas, campos, parques e jardins. As plantas silvestres, além de embelezar a nossa natureza, também podem servir como alimento. Mas cuidado, pois muitas delas são venenosas e muito prejudiciais à saúde.

plantas silvestres

Que tal conhecer cada uma delas e saber como identificar aquelas espécies que você precisa ficar longe? Vamos lá?

As flores mais lindas e os melhores preços você encontra aqui na Uniflores. Confira!

O que são plantas silvestres?

Se você está se perguntando o que é uma planta silvestre, saiba que são aquelas que nascem e se reproduzem de forma espontânea, ou seja, sem necessidade de serem cultivadas pelo ser humano.

Inclusive, elas podem ser classificadas como espécies ruderais, arvenses, viárias e campestres. As ruderais, por exemplo, são aquelas que crescem de uma maneira indesejável  na área urbana.

Já as arvenses se criam em cultura realizada pelo homem; as plantas campestres surgem em locais incultos e não possuem interferência do ser humano.

Por último, as viárias se desenvolvem às margens das estradas de rodovias e de ferro.

Diferença de plantas silvestres comestíveis de plantas venenosas

Saber a diferença de plantas silvestres comestíveis de plantas venenosas é um desafio, especialmente para quem é leigo no assunto, como a maioria das pessoas.

Isso porque, só de olhar, pode ser que você não consiga identificar se elas são nocivas à saúde ou não.

Porém, alguns sinais podem te ajudar a identificar quais são destinadas ao consumo humano e quais você deve passar longe.

As plantas venenosas podem causar alergias ou algum tipo de intoxicação e até levar a morte.

Já as comestíveis não causam dano algum ao nosso organismo e, mesmo não sendo muito comuns, são nutritivas e podem ser incorporadas ao nosso cardápio.

O que são plantas silvestres comestíveis?

Certamente você quer saber quais são as plantas que podemos comer, mas calma que antes disso é preciso entender o que são essas espécies comestíveis.

As plantas que podem ser ingeridas são livres e também se desenvolvem espontaneamente nos mais diversos locais.

Do solo retiram seus micronutrientes e os colocam à disposição do ser humano como contribuição para a saúde. De forma geral, elas crescem em terreno orgânico e rico em nutrientes.

Que tipo de flores são comestíveis?

Além de embelezar ambientes, muitas espécies de flores podem ser indicadas para o consumo humano, mas se você acha isso estranho, saiba que certamente você já comeu flores em algum momento da sua vida.

Para quem está fazendo a seguinte pergunta: mas que tipo de flores são comestíveis e quais já comi?

A couve-flor, a alcachofra e o brócolis são consideradas flores para consumo humano. Mas existem outras que são pouco conhecidas, como flores de ipê, acácia branca, capuchinha, dente-de-leão, lírio-do-brejo, violetas verdadeiras e alfazema.

São ainda classificadas como próprias para o consumo hibisco, gardênia, rosa búlgara, além da flor de manjericão e flores dos trevos.

Como saber se a planta silvestre é comestível?

silvestre comestível

Como já falamos, identificar se a planta silvestre é comestível nem sempre é fácil. Mas há alguns detalhes que vão te ajudar a saber quais as espécies que o ser humano pode consumir.

Ao observar um animal comendo determinada planta é bem provável que essa possa ser consumida, mas se os animais passarem bem longe dela, então, muito cuidado.

Outra atitude é espremê-la em uma parte da sua pele que seja sensível como, por exemplo, a parte de cima do cotovelo.

Se ao fazer isso, não ocorrer nenhuma irritação é um sinal de que não possui substâncias tóxicas.

Mas uma boa dica é pesquisar bastante antes de colocar qualquer espécie desconhecida na boca.

5 Plantas silvestres comestíveis

Há muitas plantas silvestres do Brasil e no mundo que podem ser consumidas pelo ser humano, mas pouca gente sabe disso. Por isso, separamos algumas espécies que você pode ingerir sem medo.

1 – Jaracatia spinosa

Com cor alaranjada, ela também é chamada de mamão-bravo e pode ser consumida in natura. Seu tronco e fruto verde podem ser usados para o preparo de doces como cocada, por exemplo.

2 – Vasconcellea quercifolia

Conhecida também como mamãozinho-do-mato, a vasconcellea quercifolia pode ser encontrada mais facilmente nos estados de Minas Gerais, Goiás e também no Rio Grande do Sul.

E o seu nome popular não é à toa, seus frutos são bem docinhos e parecem com mamão papaia. Seu tronco também pode ser usado como doce.

3 – Melothria pendula

Ela não está na lista de plantas silvestres venenosas e pode ser consumida sem medo. Com origem nos Estados Unidos, você encontra a Melothria pendula, chamada também de pepino silvestre em feiras agroecológicas.

Geralmente, elas são vendidas em conserva ou in natura. A planta é bem suculenta e o sabor lembra o pepino.

4 – Aroeira-Pimenteira

Não é à toa que é chamada de Aroeira-Pimenteira. Com tons rosados e avermelhados, ela também pode ser usada como temperos de saladas e até geleia.

Como saber se a planta silvestre é venenosa?

planta silvestre venenosa

Uma das características das plantas venenosas é sua coloração acentuada e também por não serem comuns na sua região.

Se você apertá-la e colocar o seu caule em uma parte sensível do seu corpo e provocar coceira, ardência ou vermelhidão, esse pode ser um sinal que ela é nociva ao ser humano.

5 Plantas silvestres venenosas

Em todo o mundo existem plantas que podem provocar envenenamento, alergia ou até matar. Então, fique de olho nas espécies que separamos aqui para você e jamais use-as para consumo.

1- Dente sangrento

Só pela nomenclatura já dá medo de consumi-la, não é mesmo? Se quer saber qual planta é venenosa, a dente sangrento é uma delas. Mesmo não provocando sintomas muito graves, ao ingeri-la você pode ter náuseas e vômitos.

2 -Taça escarlate

Ela até pode ser bonitinha, mas jamais a consuma. A taça escarlate não tem valor nutricional e, se ingerida, pode ser bem prejudicial para o seu organismo.

Então, cuidado e lembre-se que ela está entre as plantas silvestres do Brasil que são nocivas à saúde.

3 – Ageratina altíssima

Toda lindinha e delicada, mas saiba que a ageratina altíssima foi a responsável pela morte de muitas pessoas, incluindo a mãe de Abraham Lincoln. Essa planta é extremamente tóxica.

4 – Trombeta-de-anjo

Certamente você já deve ter a visto em muitos jardins e parques, mas saiba que trombeta-de-anjo é um verdadeiro veneno.

Ao consumi-la, você pode ter alucinações, paralisação e até morrer. Evite cultivá-la em casa, principalmente por conta das crianças e animais.

5 – Beladona

A beladona também é uma flor toda encantadora e com tons arroxeados. Mas cuidado, pois atrás da sua graciosidade, se esconde muito perigo. Sua flor, folhas e raízes são bem tóxicas e nocivas à saúde.

Pensando em presentear alguém especial? Conte com a Uniflores. Entrega em até 3 horas. Confira!

Conclusão

Agora você já sabe como identificar plantas silvestres que podem ser consumidas e aquelas que são venenosas.

Então, é só tomar cuidado na hora de escolher alguma espécie tanto para consumir quanto para usar como decoração, principalmente, se você tiver criança em casa. Hoje em dia, há muitas espécies lindas que você pode usá-las sem preocupação.

2 comentários em “Dicas: identifique plantas silvestres comestíveis e venenosas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *