Cuidados com Orquídeas

Como Cuidar de Orquídeas? Dicas Para Não Errar!

As orquídeas são flores únicas, que possibilitam a montagem de arranjos incríveis e encantadores. A espécie compõe a família da Orchidacea, uma das maiores do reino vegetal, apresentando muitíssimas formas, cores e tamanhos. Ao contrário do que possa parecer, não é difícil manter orquídeas bonitas e vistosas, afinal elas conseguem se adaptar bem tanto plantas em vasos, como diretamente em um jardim.

Quer aprender a como tratar as espécie e deixá-la ainda mais linda? Aproveite e confira algumas dicas deste artigo!

5 dicas de como cuidar de orquídeas

Sabia que existem mais de 750 gêneros de orquídeas? A espécie é cultivada em todos os continentes, com exceção da Antártica. Ou seja, com a imensa variedade, a flor chama atenção e coleciona admiradores, primeiro pela beleza e depois por serem exóticas. Para manter a sua muda sempre linda, preste atenção nessas dicas certeiras:

1.A escolha da muda

Pouca gente sabe, mas uma muda de orquídea pode demorar até cinco anos para florescer. Surpreendente, não? Sabendo disso, sem dúvidas, a melhor opção é optar por uma planta já em período de floração. Outro aspecto importante é saber selecionar o tipo que mais se adequa às condições climáticas de onde você deseja cultivar.

Afinal, cada tipo de orquídea possui uma exigência de tratamento diferente. Algumas espécies comuns e de fácil cultivo residencial são:

phaleanopsis: ótima opção para ambientes internos. A floração ocorre no inverno e primavera;
catteleya: são famosas por comporem incríveis decorações, além de sua flor durar de duas a seis semanas;
dendrobium: possuem pétalas longas e permanecem abertas de três a quatro semanas;
paphiopedilum: necessitam de bastante claridade indireta e temperatura ambiente para o bom desenvolvimento.

2. Regagem

Devido a diversidade de gêneros das orquídeas, cada uma necessita de uma quantidade diferente de água. No geral, é recomendado realizar a rega de cinco a 12 dias. Como foi dito, a variação vai depender muito do tipo de flor, da temperatura e da estação do ano.

É importante lembrar de não molhar as flores durante a rega, caso molhem, tenha a preocupação de enxugá-las delicadamente.

3.Adubo

Geralmente o aconselhável é a adubagem uma vez ao mês. Fertilizantes que contêm nitrogênio, fósforo e potássio são os mais indicados.

4. Podas e cuidados adicionais

Para manter sua orquídea ainda mais linda e impecável, realize podas sempre que observar a ocorrência de bactérias fungos. Retire também pétalas secas e mortas, assim, sua planta terá muito mais vitalidade.

Gostou das nossas dicas? Leia mais conteúdos em nosso blog e aproveite também para conferir lindas  Orquídeas na Uniflores!

2 comentários em “Como Cuidar de Orquídeas? Dicas Para Não Errar!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *