saiba como cuidar de orquídeas

Como Cuidar das Orquídeas

As orquídeas são as queridinhas quando o assunto é selecionar uma planta para ter em casa. Afinal,todos se rendem aos encantos delas! No entanto, apesar de serem muito procuradas, elas geram dúvidas, muitas pessoas não sabem como cuidar das orquídeas.

Se você também tem dúvidas quanto ao cultivo dessas lindas plantas, veja as dicas que preparamos!

Tenha cuidado com a irrigação das orquídeas

A maneira correta de regar a orquídea é por cima da planta, deixando sempre a água escorrer totalmente. Regue pelo menos duas vezes por semana quando o clima estiver quente. Você saberá quando molhá-la colocando o dedo no substrato e verificando a umidade . Ele deverá ficar sempre úmido, mas nunca encharcado.

Escolha da planta

Procure sempre escolher orquídeas que conseguirão se adaptar à sua região. Como essas plantas costumam florescer apenas uma ou duas vezes por ano, é bem legal possuir diversas espécies, principalmente com ciclos de floração também diferentes. Essa é uma grande dica de como cuidar das orquídeas e mantê-las sempre bonitas e saudáveis.

Vasos

Os vasos ideais para o plantio das orquídeas são os de barro com furos laterais ou os xaxins de palmeira. Este último é um produto natural feito com fibras orgânicas e livre de quaisquer substâncias tóxicas ou químicas. Eles oferecem alta absorção de água e até mesmo de nutrientes, e sendo assim, possibilitam um enraizamento ideal.

 Luminosidade 

As plantas devem ficar em locais onde possam receber a luz solar no horário da manhã (até as 9 horas) ou no final da tarde (depois das 16 horas). A luz solar é um importante fator para o desenvolvimento das plantas, sem ela a orquídea não florescerá.

Ventilação

É necessário que o local onde as orquídeas ficarão seja bem arejado. Porém, evite sempre ventilação muito intensa, afinal, isso poderá danificar  suas orquídeas e vasos devido às quedas.

Adubação

Todas as plantas precisam de nutrientes. As orquídeas não são diferentes! O ideal é adubá-las uma vez por semana. Para essa tarefa você pode escolher adubos químicos como NPK 20-20-20, ou orgânicos, como farinha de osso, torta de neem, torta de mamona, entre outros.

Pragas e doenças 

Se suas orquídeas forem cultivadas de forma adequada dificilmente serão atacadas por pragas e doenças, pois estarão mais resistentes. Um exemplo é que caso não haja excesso de umidade, dificilmente fungos irão atacá-la. Ainda assim é importante prevenir-se mantendo uma rotina de cuidados essenciais.

Ficou com alguma dúvida? Agora que você já sabe como cultivar a Orquídea, não deixe de escolher a sua aqui na Uniflores!

1 comentário em “Como Cuidar das Orquídeas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *