como cuidar do ciclame

Ciclame — Saiba Como Cuidar Dessa Bela Flor

O ciclame é uma flor lindíssima. Apesar de não ser tão popular como as rosas, orquídeas ou girassóis, por exemplo, trata-se de uma ótima opção para presentear ou para ter em casa e decorar o ambiente.

Se você não sabe muito sobre esta planta, mas se encantou pela beleza dela, confira aqui alguns detalhes e saiba como cuidar do Ciclame.

Onde e como plantar Ciclame

Nativo da Grécia e das Ilhas do Mediterrâneo, o ciclame é uma planta herbácea tuberosa, que prefere temperaturas mais baixas e meia luz. Por isso, quando são criados em áreas externas precisam estar protegidos do sol direto.

É necessário sempre mantê-los em local que receba uma boa quantidade de iluminação indireta — ou então que receba luz direta de manhã ou à tarde.

O plantio deve ser feito sempre em solo fértil. Se precisar replantá-la em lugar diferente de onde foi cultivada, não esqueça de adicionar um pouco de adubo orgânico e NPK rico em fósforo no começo da floração.

Como cuidar

Quem quer ter ciclames em casa precisa colocar o vaso com essa flor em um ambiente ventilado, porém sem ventos fortes batendo diretamente na planta. O recomendável é que ela recebe o luminosidade do sol matutino. 

Fique atento com a umidade e com as altas temperaturas. Os ciclames não não nada chegados ao calor e ao excesso de água. Então lembre-se de escolher um ambiente bem fresquinho para colocá-lo. 

Mais cuidados com o Ciclame

  • regas: no momento da rega preste atenção e tome cuidado para não molhar o tubérculo (de onde saem as flores e as folhas). Ele funciona como um bulbo, armazenando água e energia, e não gosta muito de água. Por isso, molhe ao redor, mas não diretamente nele.
  • flores murchas: não deixe as flores murchas caídas nas plantas. Quando isso acontecer, tire as hastes puxando-as para cima ou cortando bem próximo ao bulbo com uma tesoura.
  • solo: o ciclame aprecia substratos ricos em matéria orgânica, bastante solto e com ótima drenagem.

Ficou com alguma dúvida? Aqui no blog da Uniflores, você encontra as melhores dicas para o cuidado das suas flores. Não deixe de acompanhar nossos conteúdos!

1 comentário em “Ciclame — Saiba Como Cuidar Dessa Bela Flor”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *