Significado das flores: conheça simbologia antes de presentear

O significado das flores está muito além do que uma demonstração de carinho e afeto, seja como presente ou apenas como um item decorativo em ambientes.

Com diferentes cores e perfumes, elas representam muitos sentimentos como harmonia, paz, pureza, gratidão, amizade e muitos outros. Que tal conhecer o significado de cada tipo de flor? Vem com a gente!

Descubra o significado das flores e encante ainda mais quem você ama. Confira nossas promoções!

Qual o significado das flores

As flores podem ter os mais diferentes significativos e influências no nosso dia a dia. Além de proporcionar um contato maior com a natureza, você realmente sabe qual o significado das flores e como elas influenciam na nossa vida? Vamos te contar!

Flores que significam recomeço

Lindas e delicadas, elas tornam os ambientes ainda mais aconchegantes e bonitos, mas muitas flores com significados carregaram uma ideia de recomeço e também da chegada de uma nova fase.

Íris

Com mais de 200 cores, elas são uma graça. Chamada também de flor do arco-íris, cada tonalidade tem um significado diferente. A roxa, por exemplo, está associada ao reconhecimento e sabedoria

Já a cor azul está relacionada à esperança e fé; enquanto a amarela à coragem, amor e amizade. A cor branca significa elevação do espírito.

Violeta

Muito famosa, ela é uma das flores mais usadas em decorações de ambientes. Mas muito mais do que um item decorativo, a violeta representa simplicidade e lealdade. Já o significado da flor branca é promessa.

Flores que significam renascimento

Em muitos momentos da nossa vida precisamos renascer e encontrar motivos novos para prosseguir. Para representar essa nova fase há lindas espécies que podem ser inseridas nesse contexto. Confira a flor que significa recomeço!

Flor de Lótus

Uma dessas flores é a Lótus que representa proteção, amor, verdade, mistério e espiritualidade. Aliás, em razão do período do seu ciclo de vida, a religião budista acredita que ela está relacionada à vida eterna.

Para quem busca essa atmosfera, ela é uma ótima opção para decorar sua casa.

Narciso

Nesse mesmo clima, a linda Narciso também pode trazer um sentimento de renovação ao ser dada como presente ou até mesmo como item decorativo.

O significado das flores desta espécie é um pouco mais pesado como vaidade, formalidade, egoísmo e mentira. A verdade é que tudo dependerá da atmosfera que pretende proporcionar.

Flores que significam esperança

Nada melhor do que cultivarmos esperança no nosso dia a dia independentemente da fase que estamos vivendo. Nesse sentido, as flores podem proporcionar ainda mais esse clima de boas expectativas.

Girassol

Se você quer trazer para sua vida esperança e boas vibrações as flores de girassóis são ótimas escolhas tanto para presente como para decoração. Essa flor que representa esperança, sabedoria e felicidade. 

Dente-de-leão

Seguindo esse mesmo conceito, a Dente-de-leão é uma flor toda delicada e que simboliza essa ideia de uma espera boa. Inclusive, seu formato é traduzido em tatuagens.

Flores que significam amizade

Há quem diga que uma amizade verdadeira é o que dá sentido à nossa vida. Independente do significado dela para você, há muitas flores que representam todo esse sentimento. Com certeza, você encontrará uma flor da amizade.

Astromélia

A astromélia é um tipo de flor que significa amizade. Além de toda charmosa e exótica, ela está associada ao vínculo entre duas pessoas. Se você quer agradecer aquela amizade especial ou dizer que está com saudade, ela é uma ótima escolha.

Hibisco

Conhecida também como “mimo de Vênus”, a flor hibisco presenta virtude e beleza. Perfeita para presentear aquele amigo querido, ela também faz uma alusão à deusa egípcia Ísis, que é considerada protetora da fertilidade.

Flores que significam o amor

Flores que significam o amor

O sentimento mais nobre e bonito do mundo. Para representar tudo isso há muitas flores que significam o amor e servem como uma ótima opção de presente. Dá uma olhadinha nos tipos de rosas e seus significados.

Rosas

Claro que entre elas estariam as rosas que presentam amor e carinho. Mas cada cor significa um sentimento diferente. 

As vermelhas proporcionam uma atmosfera de paixão e coragem. As rosas brancas estão ligadas à beleza e inocência.

As tonalidades rosas sugerem admiração e respeito, enquanto que as amarelas simbolizam felicidade e amizade. A verdade é que elas são as mais lindas flores do amor!

Tulipa

As tulipas também fazem parte de toda essa atmosfera de amor. Suas cores também representam os mais diferentes sentimentos. A amarela significa amor sem esperança. As negras dão uma ideia de sofisticação, sendo que as vermelhas representam amor duradouro.

Flores que significam gratidão

Certamente o sentimento mais nobre. Para quem quer encontrar uma flor da gratidão, vamos te apresentar dois lindos tipos que trazem esse clima de agradecimento.

Flor de Lótus

Além de significar proteção, amor e espiritualidade, a flor de Lótus também está associada ao sentimento de gratidão. Tanto para decorar como presentear, ela transmitirá, sem dúvida, todo esse sentimento.

Margarida

Toda linda e delicada. Quer demonstrar gratidão a uma pessoa ou até a uma boa fase? As margaridas são perfeitas. 

Elas representam pureza, paz, inocência e juventude. Presentear com essa espécie significa também afeto e bondade.

Flores que representam paz

É tudo que queremos na nossa vida, não é mesmo? Para quem acredita na simbologia das flores há muitas espécies que representam paz. Confira com a gente!

Lírio

Os lírios são flores que significam amor, devoção, fé e paz. As espécies brancas proporcionam uma ideia de pureza e inocência. 

Já a cor azul, transmite segurança e beleza. Há ainda os lírios vermelhos que estão ligadas à esperança.

Margarida

Já falamos dela por aqui, mas as margaridas voltam novamente na nossa lista quando o assunto é paz e pureza. 

Essas delicadas flores que fazem muito sucesso representam também bondade e afeto. Perfeito para decorar ambientes! O significado da flor transmite boas vibrações também, não é mesmo?

Flores que representam a vida

Além de amor, paz, amizade e gratidão há também espécie de flor que representam a vida e todas as coisas boas que queremos que ela nos proporcione.

Açucena

Infelizmente nem sempre passamos por fases boas. A Açucena é uma espécie que está associada à angústia e tristeza como a perda de uma pessoa querida. 

Ela significa ainda elegância e graça. A flor branca proporciona uma ideia de pureza.

Narciso

Ela volta novamente em nossa lista como uma espécie que representa a vida e todos os sentimentos trazidos por ela. Se a ideia é transmitir também uma certa formalidade, a flor Narciso é uma ótima escolha para presentear ou decorar.

Significado das flores: escolha a flor certa para presentear

Com tantas possibilidades e espécies, certamente você ficou na dúvida sobre qual escolher para presentear aquela pessoa querida.

Se quer encontrar a flor certa, acesse a loja da Uniflores, uma floricultura online que oferece várias espécies para você presentear sempre que precisar e de onde estiver.

Além de buquês e ramalhetes, no nosso site você encontrará cestas de café da manhã, vasos de flores, flores com bebidas, chocolates e muito mais.

Agende a sua entrega. Ainda hoje, quem você ama, pode se apaixonar ainda mais por você!

Conclusão

Independentemente do significativo das flores, o certo que elas nunca saem de moda. Seja para presentear ou decorar um ambiente, não esqueça que muito mais do que o significativo das flores, o sentimento que elas proporcionam é o mais importante.  

Redação: Douglas Pedrosa

2 comentários em “Significado das flores: conheça simbologia antes de presentear”

  1. MARIA BETANIA DE FARIAS FERREIRA 24 08

    AMO AS FLORES, ELAS REPRESENTAM O QUE HÁ DE MAIS SAGRADO DA CRIAÇÃO DIVINA,
    SÃO LEVES, SOLTINHAS E COLORIDAS E MARAVILHOSAS.
    ACHO QUE SE EU PUDESSE COMPRAVA FLORES TODAS AS SEMANAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *