Uniflores Floricultura online

Polinização na Rede – Uniflores Floricultura Online

Reportagem do jornal Valor Econômico, edição de 11 e 12 de outubro de 2010, coluna Blue Chip, por Angela Klinke.

O amor é uma tendência de mercado? “As pessoas estão amando mais…” observou Douglas Pedrosa, diretor executivo da floricultura virtual Uniflores. Segundo o executivo, os consumidores nunca presentearam tanto com ramalhetes e buquê e cestas de flores quanto estão fazendo agora.

O e-commerce, que vende arranjos para o Brasil todo, é pioneiro em seu mercado, existe desde 1999 e vem crescendo cerca de 25% ao ano. Os itens mais vendidos são os buquês de rosa e as cestas de café da manhã. “Temos clientes de todas as idades, muitos com mais de 80 anos utilizando a facilidade da compra online de flores. Mas a faixa de clientes onde o crescimento é mais rápido são os clientes que têm a partir de 22 anos, estão começando a namorar e querendo impressionar com flores… Essa geração encontra na internet o caminho mais fácil e natural para comprar e presentear…”

A base de clientes conta com 150 mil cadastros e cresce com novos 1,5 mil a cada mês. Os clientes são de todo Brasil e também de outros países: “Cerca de 10% das vendas são para brasileiros que moram fora do Brasil e querem presentear seus entes queridos que ficaram no país, ou para estrangeiros que têm relacionamento ou relações de carinho com pessoas aqui no Brasil e querem presenteá-las com flores…” 

Para Pedrosa, apesar do bom desempenho da empresa, o mercado de flores ainda é muito pequeno no Brasil. “O consumo per capita de flores para presente por aqui é quase 10 vezes menor do que na Europa, 6 vezes menor do que nos EUA e 3 vezes menor que na Argentina, para citar alguns exemplos.  O brasileiro não têm tanto o costume e o hábito de presentear com flores como acontece em muitos países. A venda pela internet desenvolvida por empresas como a nossa tem ajudado no desenvolvimento desse setor.” 

Mas alguns hábitos são difíceis de mudar. As mulheres são as que mais recebem, e apenas 10% dos presenteados são homens. Mas as mulheres são responsáveis por quase 50% das compras, pois compram muito para presentear outras mulheres, seja em relacionamentos ou para presentear mães, avós ou amigas. Os presentes românticos são os mais comuns, não só no Dia dos Namorados e Valentines Day, mas também durante todo o ano. Mas o Dia das Mães ainda é a data mais importante do segmento e para a empresa. “No Dia das Mães deste ano as vendas aumentaram 40% com relação a 2009, e fizemos em um dia o mesmo número de entregas que normalmente efetuamos em um mês inteiro.”

A Uniflores nasceu na cidade de São Paulo, com um modelo de negócios um pouco diferente dos – vários – concorrentes. A produção própria fica apenas em São Paulo. No resto do Brasil a empresa mantém floriculturas parceiras que são contactadas quando há encomendas. “Fomos pioneiros no modelo que hoje se denomina como Marketplace. Assim conseguimos mais agilidade para entregar no mesmo dia que o pedido foi feito e em poucas horas, oferecendo sempre flores frescas e de qualidade preparadas pelas melhores floriculturas locais, garantindo assim a maior facilidade e melhor experiência para quem compra e a maior satisfação para quem recebe as flores. Nossa missão é garantir o sorriso e a felicidade de quem está recebendo um presente tão especial como as flores, e ao final essa é a parte mais importante do processo…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *