Orquídea Azul: Como Cultivar, Significado e Tempo de Duração

Linda, exótica e cheia de charme. A orquídea azul, embora pouco conhecida, é uma das flores mais bonitas desta espécie e é capaz de deixar as decorações ainda mais elegantes e estilosas.

Se você quer decorar a sua casa ou presentear uma pessoa querida com essa flor, que tal entender como cultivá-la, qual seu significado e quanto tempo ela dura? Vem com a gente!


Se você é apaixonada por flores, está no lugar certo. Confira nossas promoções


Qual o significado da orquídea azul?

Quer saber qual o significado da orquídea azul? Essa espécie simboliza a beleza e elegância em sua forma mais pura, além de estar associada também a sentimentos, como lealdade, confiança, harmonia e tranquilidade. 

Essa é espécie é perfeita também para promover o relaxamento, já que essa flor transmite paz. Inclusive, ela é utilizada em terapias alternativas para relaxamento de corpo e mente.

Onde encontrar orquídea azul?

orquidea azul onde encontrar

Para quem se pergunta onde comprar uma orquídea azul, saiba que essa espécie é muito fácil de ser encontrada em floriculturas espalhadas pelo Brasil. É possível adquirir também diretamente com fabricantes dessa espécie de planta. 

Como cuidar de orquídea azul?

orquidea azul como cuidar

Para manter a flor orquídea azul sempre bonita e radiante por muito mais tempo, você deverá tomar alguns cuidados para que ela possa crescer livremente e se manter saudável durante todo o seu tempo de vida. Para te ajudar a cultivá-la, confira as dicas que preparamos para você.  

Saiba quantas vezes por semana regar orquídea

Um dos principais cuidados na hora de cultivar a sua orquídea está relacionada à quantidade de água que você disponibiliza para a planta.  

As orquídeas azuis são espécies que precisam ter uma rotina de cuidados bem intensa. Esses tipos de plantas precisam ser regadas de uma a três vezes por semana, sempre no período da manhã ou no final de tarde, depois que as temperaturas baixarem. 

Na hora de regar, vale lembrar que a recomendação é que a água seja filtrada, mineral ou de poço, por não possuem produtos químicos no seu tratamento. 

Lembre-se que em dias mais quentes, é recomendado também borrifar água em todo o corpo da planta para que ela fique sempre hidratada durante temporadas mais quentes, como o verão. 

Saiba como realizar o controle da luminosidade

Quando o assunto é luminosidade, saiba que você precisa ter ainda mais atenção com a sua plantinha. 

Sempre que possível, coloque o vaso de orquídea azul próximo às janelas ou áreas que tenham uma boa circulação de ar para que ela possa se manter sempre fresquinha. 

Jamais deixe-a exposta ao sol extremo ou ao calor excessivo, pois ela fica desidrata muito rápido e acabará morrendo. Se quiser colocá-la em áreas externas, procure sempre os horários mais frescos do dia, como manhã e final de tarde. 

Saiba como fazer a adubação

Agora que sabe quantas vezes por semana regar orquídea, é preciso entender as melhores práticas de adubação dessa espécie. Na hora de fazer esse procedimento, recomendamos que você faça a diluição de uma colher de café em um litro de água.

Nunca coloque adubo mais do que for indicado nas orientações do rótulo da embalagem da planta, para não queimar as folhas e matar a planta. Se preferir, os adubos inorgânicos, tipo NPK, são ótimas opções para as orquídeas.  

Quanto tempo dura uma orquídea azul?

Quer entender quanto tempo dura uma orquídea azul? Saiba que se você não expor a planta ao calor extremo, colocá-la em locais luminosos e próximos à janela, a flor pode durar, em média, 30 dias.

No entanto, dependendo dos cuidados, esse período pode variar para mais ou para menos.

Como fazer mudas de orquídeas em casa?

Para fazer mudas em casa, após a finalização da floração da orquídea azul, tire a flor do vaso e separe uma planta da outra delicadamente. Depois disso, você pode fazer o replantio de cada uma delas com um substrato próprio para essa espécie. 

Inclusive, algumas espécies possuem brotos aéreos com raízes expostas. Para identificá-la é muito simples, pois esse tipo tem raízes brancas. Para fazer as mudas, aguarde que ela se desenvolva até três ou mais raízes; depois, retire com toda delicadeza da planta “mãe” e faça o plantio no substrato.

Quanto tempo dura uma orquídea no vaso?

orquidea azul quanto tempo dura

Dependendo dos cuidados, a orquídea phalaenopsis azul pode durar entre 3 a 4 meses, mas como já falamos, a média de duração é de 30 dias também quando cultivada em vaso. 

Orquídea azul na ornamentação

Para quem quer tornar os ambientes ainda mais bonitos e elegantes com essa flor natural, existem algumas técnicas de ornamentação que te ajudam a compor a decoração de ambientes. 

Utilize vasos baixos e largos

Para que ela mantenha-se sempre bonita, opte por cultivá-la em vasos baixos e largos. Dessa forma, toda a estrutura do corpo da planta ficará exposto, proporcionando ainda mais beleza aos ambientes. 

Orquídea azul na mesa de jantar

A flor orquídea azul é muito utilizada por decoradores em mesa de jantar, pois elas ficam em destaque, chamando ainda mais a atenção, principalmente dos visitantes. 

Orquídea azul como buquê para noivas

Além de ficarem lindas nas decorações, a orquídea azul também é uma ótima opção para compor buquês de noivas, não somente pela sua exuberância e beleza, mas também pelo seus significados.

Por ser sinônimo de lealdade, confiança, harmonia e tranquilidade, essa espécie traz sempre boas energias para o casal. 

Qual o preço da orquídea azul natural?

Para quem quer comprar uma orquídea azul natural, o preço é bem acessível. Em floriculturas espalhadas por todo o país, você encontra essa espécie sendo comercializada por cerca de R$ 120,00, mas esse valor pode variar. 

As mais lindas flores e pelo melhor preço do mercado, você encontra aqui na Uniflores

Conclusão

A orquídea azul é belíssima, mas exige uma série de cuidados. Independentemente da utilização, seja em decoração, para declarar o seu amor, buquê de noiva ou para presentear, ela é sempre uma boa escolha. 

Se você quer comprar essa e outras espécies de flores, conheça a nossa floricultura online, Uniflores, e encontre as espécies mais bonitas e com ótimos preços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *