Como Cuidar de Antúrios: Como Plantar, Rega e Poda [Guia]

Saber como cuidar de Antúrios é essencial se você deseja que essa espécie cresça de forma saudável e bonita.

Independentemente se pensa em dar essa flor de presente para uma pessoa querida ou se pretende usá-la como um item decorativo na sua casa, entender como plantar, regar e podar é imprescindível. 

Confira as dicas que preparamos para você neste artigo!

Se você é apaixonada por flores, está no lugar certo. Confira nossas promoções

Como cuidar de Antúrios: Antúrio significado

Antes de descobrir como cuidar de Antúrios para florir, saiba que essa espécie simboliza luxo, hospitalidade, imponência e autoridade, sendo uma espécie interessante para quem deseja transmitir esses conceitos. 

Antúrio vermelho significado

O Antúrio vermelho também carrega esses significados, além de ser uma espécie perfeita para utilizar em ambientes que precisam transparecer confiança, fortuna e também iluminação, já que essa tonalidade traz vida aos espaços. 

Como plantar Antúrio?

como cuidar de anturios plantar

Para que essa espécie mantenha-se sempre bonita e brilhante, separamos aqui as melhores práticas de como cuidar de Antúrios no vaso e também no solo ou no jardim. 

Dá uma olhadinha nas nossas dicas!

Plantar Antúrio no vaso

A forma mais adequada de plantar Antúrio é no vaso. Ao optar por essa forma de plantio, você precisará proteger a parte interior do recipiente com um impermeabilizador asfáltico. Depois disso, deixe o  vaso secar por alguns dias até que ocorra a evaporação do material.

É importante que você proteja o fundo do recipiente com cascalho fino, brita ou geomanta para garantir que ocorra drenagem durante as regas. 

Coloque areia de construção sobre a proteção, adicione terra com a planta e proteja com os materiais que citamos acima. Para finalizar o processo, regue e deixe a planta protegida do sol. 

Plantar Antúrio no solo ou jardim

Quer aprender como cuidar de Antúrios? Saiba que é possível plantar essa espécie também no solo e no jardim! Para fazer o plantio de forma adequada, prepare um composto com matéria orgânica, que inclui terra, fibra de coco e substrato.

Lembre-se de garantir um bom sistema de drenagem para que o solo não fique com excesso de água. 

Como cuidar de Antúrios em vasos

como cuidar de anturios vasos

Agora que você entendeu como cuidar de Antúrios para florir em vaso, é preciso levar em consideração ainda outros procedimentos, como a preparação do sol, adubo e também as práticas de poda. 

Solo e adubo para Antúrio

O solo precisa estar saudável e, por isso, é necessário incluir compostos orgânicos. A cada três meses garanta um reforço com nutrientes e vitaminas, que você encontra em lojas de jardinagem. O composto mais usado para o Antúrio é o adubo NPK 10-10-10.

Poda

O Antúrio não precisa de grandes podas como estamos acostumados com outras espécies. Para garantir o procedimento adequado, apenas realize o corte das folhas amarelas, secas ou mortas.  

Como podar Antúrio velho?

A poda dos Antúrios velhos também é semelhante. Faça a retirada apenas das folhas que não estão saudáveis e bonitas. Não é preciso fazer cortes significativos na planta. 

Luz e temperatura

Se você quer aprender como cuidar de Antúrios, é preciso ter total atenção na quantidade de luz e temperatura que a planta receberá. Por ser uma espécie tropical, ela necessita de calor, mas não de forma excessiva. 

O Antúrio precisa de luz indireta e de sombra, sem ficar exposta diretamente ao sol. Em locais mais frios, deixe-a em ambientes fechados, protegida dos ventos e do ar frio.

Como regar os Antúrios?

Saber como regar os Antúrios é fundamental, uma vez que essa planta precisa ser regada de forma constante e na medida certa. Por isso, confira as dicas que preparamos para você. 

Quantas vezes regar o Antúrio?

Para garantir que ela se desenvolva de forma saudável, você deve regá-la três vezes por semana, mas nada de exagerar na quantidade de água. Caso note que o solo está seco, pode fazer a rega sempre que precisar. 

Em meses mais quentes, será necessário fazer regas de maneira mais constante, para que o solo permaneça úmido. Sempre que possível, borrife água nas folhas do Antúrio. 

Por que o meu Antúrio não floresce?

Está se fazendo a seguinte pergunta: por que o meu Antúrio não floresce? Saiba que vários fatores que podem impedir que a sua planta não se desenvolva.

Uma delas é a exposição excessiva ao sol, a quantidade exagerada de água, a falta de adubo e também pragas. Verifique se esses  quatro fatores não estão prejudicando a sua flor. 

Antúrios na decoração de interiores e para presentear

Além de entender como cuidar de Antúrios no vaso e no solo, saiba que uma das vantagens dessa plantinha cheia de charme é que ela é ótima para  decoração de interiores e também  para presentear!

Para ambientes internos, ela é uma flor que torna as decorações mais afetivas e delicadas, além de contribuir para um ar mais limpo e saudável. 

Você pode colocar o Antúrio em vasos grandes apoiados no chão ou em pequenos recipientes em cima de mesas ou parapeitos de janelas. 

Além disso, essa espécie também fica linda em forma de arranjos para presentear uma pessoa querida. A vantagem é que depois disso, ela pode ser inserida na decoração de ambientes. 

Os mais lindos Antúrios e com os melhores preços do mercado, você encontra na Uniflores!

Conclusão

A verdade é que não é tão complicado aprender como cuidar de Antúrios no vaso, não é mesmo? 

Mas lembre-se que essa espécie exige cuidado, um ambiente fresco e arejado, além de regas constantes, principalmente, em temporadas quentes, como o verão. 

Por isso, se deseja ter flores sempre saudáveis e vibrantes, lembre-se de colocar em prática todas as dicas que trouxemos neste artigo. 

Se você quer presentear ou decorar a sua casa com essa flor, encontre as melhores opções na nossa floricultura online, Uniflores.

O nosso site conta ainda com produtos, como vasos, ramalhetes e arranjos de flores das mais diversas espécies, além de cestas de café da manhã, flores com bebidas, chocolate e muito mais!

3 comentários em “Como Cuidar de Antúrios: Como Plantar, Rega e Poda [Guia]”

  1. Agradeço muito por compartilhar os cuidados com as plantas. Perdi o meu antúrio por falta de conhecimento. Agora saberei como cuidar do próximo que vou comprar. Parabéns pelo lindo trabalho !!!

  2. Rosa Branca Machado

    bom dia!
    Afinal basta cortar as folhas feias, adubar e só ????? e quando fica aquele caule comprido sem folhas , embora tenha folhas novas e saudáveis e sempre florindo , deixa assim ??? ………. atenciosamente , Rosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *