flores e seus significados

Flores e Seus Significados

Nós plantamos, cultivamos e enviamos diversas espécies de flores por diferentes razões, em diferentes momentos. Mas sempre com o mesmo propósito — dizer aquilo que não pode ser simplesmente dito. Por esse motivo, saber das flores e seus significados é fundamental.

Portanto, se você também quer presentear alguém com uma linda flor, descubra primeiro qual é o seu significado para não errar na surpresa. Veja o significado de algumas flores que separamos aqui neste artigo!

Flores e seus significados— Rosa 

Nenhuma outra flor está tão associada ao amor e à paixão quanto a rosa vermelha. No período Vitoriano, quanto mais forte o sentimento, mais escura era a cor da flor. Assim, uma rosa carmim era a melhor forma para se demonstrar uma grande paixão.

Além da cor, a quantidade de rosas também transmite diferentes mensagens. Diz-se que uma única rosa vermelha demonstra amor. Duas, um compromisso. Uma dúzia significa gratidão, e cinquenta rosas vermelhas em um buquê querem dizer amor incondicional.

Tulipa

Segundo os antigos costumes orientais, presentear com tulipas vermelhas significava paixão. Este significado tem origem em uma bela, porém trágica lenda turca, segundo a qual, cada gota do sangue do jovem Farhad, que tirou a própria vida ao saber que sua amada Shirin havia morrido, transformou-se em uma bela tulipa escarlate.

Cravo

Os cravos, em geral, sempre foram associados ao amor e ao casamento; havendo, inclusive,  diversas cenas renascentistas retratando casais segurando essa flor.

Costuma-se dizer que os cravos cor-de-rosa dizem que quem os recebe é inesquecível, os vermelhos significam um coração que arde em paixão, e os brancos o quanto alguém é doce e adorável.

Orquídea

Para os antigos gregos, as orquídeas significavam virilidade e fertilidade. Já para os ingleses, simbolizavam riqueza, exclusividade, bom gosto e refinamento.

No Japão feudal, uma rara e exótica orquídea, conhecida como a orquídea do samurai, representava bravura e coragem. Como essa orquídea apenas crescia em regiões montanhosas e inacessíveis, os samurais viajavam grandes distâncias e arriscavam a vida para conseguir coletar um exemplar.

Que então, passava a ser carregado em uma gaiola especial como símbolo de intrepidez. Estas características fazem da orquídea uma flor ideal para presentear  homens.

Gostou de saber mais sobre flores e seus significados? Confira mais curiosidades aqui no blog da Uniflores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *