Como plantar astromélias: cultivo, mudas e decoração [guia]

Quer saber como plantar astromélias? Preparamos um guia completo para você aprender as melhores práticas de cultivo, dicas de cuidados, quais as cores existentes, como usá-las nas decorações e muito mais.

Vem com a gente aprender a cultivar essa flor, que é uma das mais populares em decorações de ambientes e também para dar de presente. Confira como cuidar da planta astromélia!

Credibilidade, atendimento especializado e as mais lindas flores estão aqui, na Uniflores. Confira!

Como é a planta astromélia?

Chamada cientificamente de herbácea tuberosa, essa espécie possui cerca de 0,40 metros de altura com folhagem decídua no outono e com florescimento contínuo.

Para entender como plantar a flor astromélia, saiba que ela tem talos finos, flexíveis e folhagem alternadas. No seu topo, você observará uma roseta terminal, que se parece com um berço.

Com pontas de pedúnculos curtos e em formato de tubo, suas flores são avermelhadas com pontuações castanhas e mácula amarela. 

As astromélias florescem sempre no início da primavera, mas pode ser cultivada em clima mais ameno o ano todo.

Qual o significado da flor astromélia?

Como é a planta astromélia

Quer entender qual o significado da flor astromélia? Saiba que essa espécie significa amizade duradoura. Cada uma das suas seis pétalas simbolizam respeito, paciência, compreensão, empatia, compromisso e humor. 

Quais as cores de astromélias?

A astromélia é a segunda flor mais procurada, ficando atrás somente das rosas, que são as preferidas em todo mundo na hora de presentear e decorar.

Se você quer saber quais as cores de astromélias, essa espécie oferece várias tonalidades, como rosa, branco, laranja, vinho, vermelho, lilás e amarelo.

Quanto tempo dura a astromélia?

Na hora de fazer o cultivo dessa espécie, é normal as pessoas ficaram com dúvidas sobre quanto tempo dura a astromélia.  Essa delicada espécie tem a duração de cerca de 15 dias, dependendo dos seus cuidados.

As tonalidades mais escuras, como vermelho e vinho, por exemplo, têm maior resistência e, por isso, tendem a durar um pouco mais.

Guia de como plantar astromélias

Para quem quer saber como plantar astromélias, preparamos um guia completo com dicas de cultivo e cuidados tanto em vasos, jardins e nos arranjos de flores, que também merecem atenção.

Dicas de como cultivar em um vaso

Ao comprar astromélia, a muda precisa de todo o cuidado, especialmente, se você fará o plantio em um vaso. 

Nesse caso, elas são um pouco mais resistentes ao frio, mas evite lugares onde ocorram geadas.

O plantio precisa ser feito em terra fofa e adubada em vasos de cerâmica, que tenham boca larga e altura de até 0,40 centímetros.

Para que ela cresça saudável, corte com frequência dois centímetros do caule, para que a astromélia tenha uma parte da planta sempre em contato com a água, que também deve ser substituída com regularidade.

Dicas de como cultivar em um jardim

Para ter uma linda astromélia, como cuidar da flor é algo que precisa ser levado em consideração, principalmente, se o plantio for feito em um jardim.

Para que a espécie cresça de forma saudável, o solo deve ser bem adubado e fofo, sendo que as mudas precisam ser colocadas com um espaçamento de 50 centímetros.

Será preciso abrir uma cova com tamanho de um torrão. Depois disso, coloque-a no buraco aberto, cubra com terra, aperte delicadamente e regue. Mantenha sempre o solo úmido, mas cuidado para não deixar encharcado.

Para você que quer aprender como se planta astromélia, evite locais que tenham geada, pois ela é uma espécie tropical e não se adapta em ambientes muito gelados.

Saiba como fazer muda de Astromélia

Muito mais do que saber onde comprar bulbos de astromélia e como cuidar dessa espécie, entender como fazer a muda é importante para realizar novos plantios a partir da flor original.

Para fazer a muda, você usará a técnica estaquia que, embora, seja fácil, exige muito cuidado.

Na hora de fazer o corte, a tesoura usada precisa estar limpa, a fim de evitar o surgimento de fungos. Corte os ramos da flor que já cresceram e retire-os junto com a raiz, para que possam ser plantados em outro local.

Para facilitar o enraizamento, utilize biofertilizante à base de estaca um pouco antes de fazer o plantio.

Conheça o tempo de duração da flor astromélia

Na hora de cultivar a flor astromélia, como fazer muda é muito simples, mas entender o seu tempo de duração fará com que você tenha cuidado redobrado.

Como já falamos, essa espécie pode durar cerca de duas semanas, mas se optar por tonalidades mais escuras, o tempo de vida da flor pode ser prolongado.

Saiba como utilizar a Astromélia na culinária

Muitas pessoas se perguntam se a astromélia pode comer, a resposta é sim, mas não na sua forma original.

Por ter variedades de raízes feculentas, essa espécie pode ser usada na produção de farinhas para a confecção de pães, bolos e muitos outros alimentos.

Astromélia no paisagismo e na decoração

Depois de entender como plantar astromélias, saiba que essa espécie é muito usada em decorações de ambientes e também em eventos, como casamentos, debutantes e muito mais.

Em casamentos, por exemplo, as flores brancas e rosas estão entre as melhores opções, pois transmitem sofisticação e elegância, características perfeitas para a ocasião.

É possível ainda fazer decoração de mesas de jantar ou apenas para decorar ambientes, como salas, varandas ou até em cozinhas.

No paisagismo, as astromélias ficam belíssimas em jardins horizontais e verticais, quando misturadas com outras espécies de plantas, flores e folhagens, a decoração fica ainda mais deslumbrante.

Agora que você sabe como plantar astromélia em vaso e em jardim, certamente, elas ficarão ainda mais lindas na sua casa.

Em que ocasião você pode presentear com astromélia

Lindas e delicadas, as astromélias são espécies que caem bem em qualquer em situação. É possível presentear com essa planta em ocasiões, como Dia dos Namorados, aniversário de namoro ou casamento, aniversário, debutante e muitos outros.

Mas ela também pode compor um lindo arranjo ou vaso mesmo naqueles dias que você pretende presentear uma pessoa querida sem motivo especial. As astromélias são sempre uma excelente opção de presente.

Quer impactar quem mais ama? Conte com a Uniflores. Confira nossas promoções!

Conclusão

Agora que você já sabe como plantar astromélias, que tal encontrar as flores mais bonitas para decorar ou presentear?

Na nossa loja virtual Uniflores, você encontrará lindos vasos e arranjos belíssimos. E o melhor é que o nosso site  faz entregas para todo o Brasil de forma rápida e segura, no dia e horário que preferir. Acesse o nosso site! 

 

1 comentário em “Como plantar astromélias: cultivo, mudas e decoração [guia]”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *