Tulipas: saiba como cuidar, conheça os tipos e significados

Não é à toa que as tulipas estão entre as flores mais populares em todo mundo. Com ares de delicadeza e elegância, a espécie é cheia de significados.

Essa florzinha cheia de encantos pode ser cultivada em vasos, jardins e possuem as mais diversas cores, sendo perfeita para decorar ambientes, eventos e cerimônias. Vem conhecer seus mais diferentes tipos, significados e como cultivá-la.

Beleza, leveza e carinho não têm preço. Venha para Uniflores e torne a vida marcante!

Época de tulipas no Brasil

cuidar de tulipas

No Brasil, a época da flor de tulipa acontece entre os meses de março e setembro. Para produzi-las em território brasileiro os bulbos são importados da Europa.

Além disso, em todo o seu ciclo de produção são usadas tecnologias para cultivá-las de maneira saudável.

Os bulbos são armazenados em câmara fria a 3 graus negativos para se desenvolverem da melhor forma. 

Como cuidar de tulipas?

Saber como cuidar de tulipas é fundamental para que suas flores se mantenham sempre bonitas e saudáveis.

Essa espécie exige muita atenção e cuidados quase que diários, pois elas são muito delicadas. Confira as nossas dicas para mantê-las sempre radiantes.

Dicas para cuidar de tulipas floridas

Para cultivar as tulipas no Brasil todo o cuidado é pouco. Nos casos das espécies coloridas, o primeiro passo é escolher um local que não recebam a luz do sol de forma excessiva.

Dê preferência para colocá-las em espaços que os raios solares sejam predominantes no período da manhã.

Tenha cuidado também ao regar as suas tulipas, pois elas não gostam de solo muito encharcado. 

Na hora de plantá-la, opte por um vaso que tenha 30 centímetros e orifícios de drenagem para que a água possa circular facilmente.

Sempre que puder, verifique se não há bichos ou pragas nas suas flores, como pulgões. Retire flores e folhas murchas para que a planta não seja contaminada.

Dicas para cuidar de tulipas depois que as flores morrem

tulipas

Mesmo depois que as tulipas brasileiras morrem, elas exigem uma série de cuidados para florescerem posteriormente. 

Ao perceber que elas morreram naturalmente, não regue e nem adube mais, pois, dessa forma, ela vai se desfazer completamente para, em seguida, iniciar um novo plantio.

Tire as folhas que estiverem amareladas para que possa ocorrer um novo florescimento. 

Outra dica é desenterrar o bulbo, que parecem com uma cebola. Lave-o e o coloque para secar enrolado em uma toalha de papel.

Depois disso, você pode guardar em uma gaveta para depois replantá-lo até novas tulipas florescerem. 

Se a flor estiver em um vaso, coloque-a em um local fresco. Após todo esse processo, faça novamente o plantio no período do inverno. Mas atenção ao jeito correto de plantar sua tulipa vermelha ou de qualquer outra cor.  

Coloque a flor com o lado liso para baixo, depois cubra o bulbo com cerca de 5 centímetros com terra, areia e elementos orgânicos em um local que receba sol.

O seu pequeno campo de tulipas deve ser bem-cuidado, regue de forma diária e observe se o solo não está encharcado.

Quanto tempo dura uma tulipa

Além de saber como conservar um vaso de tulipa é importante que você entenda que seu ciclo de vida é curto, sendo que, de forma geral, ela dura em torno de 10 dias.

Se você quer que as flores durem um pouco mais, uma dica é colocar água gelada ou até gelo nos vasos diariamente, mantê-las em local fresco e com pouca luz.

Como plantar uma tulipa no vaso?

Se quer saber como cuidar de tulipas em vaso, divida-o em três partes, sendo a primeira camada com pedras, a segunda com terra e terceira com areia. 

Não esqueça de fertilizar suas flores sempre no começo da primavera e do outono para estimular o seu crescimento.

Quais são os tipos de tulipas e seus significados?

época de tulipas no brasil

Elas não são apenas lindas e charmosas, as tulipas também são carregadas de significadas. 

Se você quer presentear ou até decorar com estilo e elegância um ambiente, que tal saber as espécies que mais combinam com a sua intenção?

Tulipa roxa: cor intensa

Para muitas pessoas e cultivadores, a tulipa roxa é a mais bonita de todas as espécies. Se você quer presentear com um buquê de tulipa, essa é uma boa opção.  Além disso, um vaso de tulipa dessa cor deixa as decorações ainda mais sofisticadas e vibrantes.

Tulipa Vermelha: Amor verdadeiro

Para presentear a pessoa amada, que tal dar um vaso ou buquê de flor de tulipa? Essa espécie é sinônimo de amor verdadeiro e, com certeza, você vai deixar o seu amor encantado e surpreso.

Tulipa Amarela: Prosperidade

Para quem deseja uma decoração alegre e que transmita boas vibrações, as tulipas amarelas são boas opções, já que elas simbolizam energias positivas e prosperidade.

Tulipa Laranja: Vitalidade

tulipas para presente

As tulipas no Brasil são muito usadas na decoração e também como uma forma muito elegante de presentear. 

As tulipas na cor laranja são perfeitas para quem quer agregar uma ideia de vitalidade e vigor seja em forma de presente ou em decoração de ambiente.

Tulipa Branca: Perdão

Se você precisa se acertar com alguém, envie um buquê de tulipa branca, pois essa espécie é sinônimo de paz, tranquilidade e perdão, além de transmitir pureza aos ambientes.

Tulipa Roxa: luxo e tranquilidade

Para decorações requintadas, a tulipa roxa precisa estar na sua lista. Um buquê também é perfeito para presentear uma pessoa que gosta de dispensa requinte e sofisticação. 

O que significa Tulipa na Bíblia?

As flores têm vários significados. Que amor e tulipas andam juntos, você já deve saber? Mas essa delicada flor é também, por vezes, citada na Bíblia.  

Nas históricas bíblicas ela significa salvação e alegria e também é comparada com a nossa vida, que passa por várias fases, mas que renasce sempre.

Quer qualidade e preço ao presentear quem você ama. Está no lugar certo. Confira nossas promoções!

Conclusão

As tulipas são espécies belíssimas e cheias de significados. Depois de conhecer sobre elas e como cultivá-las, não deixe de encontrar as espécies mais bonitas para decorar ou presentear na Uniflores.

Na nossa loja virtual, você encontra lindos buquês e vasos com as flores mais bonitas e charmosas do mundo. Acesso o nosso site agora mesmo!

REDAÇÃO: DOUGLAS PEDROSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *