Rosas – Conheça Mais Sobre Essa Flor

Não é atoa que as rosas são consideradas as rainhas entre as flores, além de serem a espécie mais popular do mundo. Afinal, o perfume marcante e o formato inconfundível das pétalas chama a atenção e encanta.  As rosas são únicas, e suas diversas tonalidades expressam variados significados, entre eles o mais famoso, o amor eterno.

Quer saber mais sobre essa incrível espécie? Confira este artigo completo!

Curiosidades sobre as rosas

Você sabia que as rosas são cultivadas pelo homem desde a Antiguidade? O mais surpreendente é que já foram encontrados fósseis da espécie que datam de 35 milhões de anos. Desde sempre, a espécie carrega a simbologia do amor e foi retratada em diversos momentos históricos. Por exemplo, na religião Católica, a rosa possui forte ligação ao Santo Rosário.

A simbologia também se estende para o aspecto cultural, o formato clássico originalmente com cinco pétalas ser como inspiração para diversas áreas, como na pintura, música, artesanato e teatro.  Entre as inúmeras tonalidades, cada rosa possui um significado representativo.

Saiba como cuidar de rosas

Muita pessoas são apaixonadas por rosas, porém não conhecem a melhor forma de cuidar dessa linda espécie. Para deixá-las sempre saudáveis e vistosas, é essencial prestar atenção às podas. A dica é realizar a cada ano, o melhor período para isso é entre os meses de julho e agosto.

Prestar atenção às regas também é essencial. De início, a frequência deve ocorrer quase que diariamente, porém, dependendo da época do ano a quantidade poderá reduzir, por exemplo, para suas vezes por semana. Nesse ponto, é necessário prestar atenção para o solo não ficar encharcado e levar ao aparecimento de fungos.

Em relação a adubação, a mais indicada para as rosas é a orgânica, como, por exemplo, a farinha de osso. Por fim, é importante prestar atenção na temperatura e luminosidade ideais para cultivo. Nesse sentido, a espécie gosta de receber sol direto e se desenvolve bem regiões com temperatura amena.

O significado das rosas

Como foi dito, as rosas representam amor, paixão e são o símbolo dos casais apaixonados. Porém, devido às diversas tonalidades, cada uma apresenta um significado diferente. Veja alguns:

  • rosas vermelhas: paixão e amor;
  • rosas brancas: inocência, paz e pureza;
  • rosas amarelas: amizade, admiração;
  • rosas cor-de-rosa: agradecimento, admiração e carinho;
  • rosas verdes: esperança, juventude e equilíbrio;
  • rosas violetas: autocontrole, dignidade e aristocracia.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as rosas, aproveite para aprender a criar um buquê de flores incrível! Confira também a seleção de produtos na Uniflores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *