como cuidar de violetas para florir

Como Cuidar de Violetas Para Florir

As violetas estão por toda a parte, em uma floricultura, por exemplo, logo de cara elas chamam a atenção — pela exuberância e beleza, mesmo que pequenas. Quem gosta de flores em casa, quer sempre vê-las bonitas e florescendo, por isso a importância de saber como cuidar de violetas para florir.

Se você cultiva a espécie aí na sua casa, fique atento às melhores dicas de cultivo que preparamos!

Dicas de como cuidar de Violetas para florir

São três cuidados básicos para fazer a sua violeta florir — a iluminação, a irrigação e o vaso:

Invista na iluminação

Vamos à primeira dica: invista em uma iluminação adequada para a planta. Assim como qualquer outra, a violeta precisa da luz do sol para realizar fotossíntese, gerar energia e se desenvolver.

Contudo, suas pétalas e flores não devem sofrer a incidência direta do sol forte. Em vez disso, tente colocar a espécie  à meia sombra, ou com algum vidro ou outro objeto protegendo-a de parte dos raios. Assim, a violeta receberá apenas a luminosidade  que necessita.

Faça a irrigação correta

Um outro cuidado importante é o que diz respeito à irrigação da planta: uma violeta deve ser constantemente regada, mas não de forma excessiva.

Se o seu substrato permanecer encharcado, pode ocorrer o desenvolvimento de fungos e bactérias, que prejudicarão as raízes e todo o desenvolvimento da flor. Afinal, a planta  não conseguirá absorver adequadamente os nutrientes do solo.

Escolha bem o vaso

E por fim, invista no vaso correto: as melhores peças costumam ser as de barro, pois permitem a manutenção de uma umidade constante e adequada  à planta. As violetas também podem ser cultivadas no chão, mas o solo precisa ser bem drenado.

Além disso disso, a localização da espécie deve conter a incidência do sol sobre a flor.

Pode ser difícil encontrar um lugar fixo que possua essas características — de drenagem e sol — mas é possível fazer a avaliação detalhada das necessidades da planta, inclusive com o auxílio de um paisagista.

Mais cuidados com as Violetas

Seu cultivo requer sempre atenção e periodicidade, para que ela floresça saudável e bonita. O primeiro cuidado a se tomar com a planta é escolher o local mais adequado para seu posicionamento. Violetas gostam de locais abrigados, e por isso são perfeitas para dentro de casa. Esse local abrigado, no entanto, não deve ser escuro, pois a planta precisa de luz para se desenvolver.

Ficou com alguma dúvida? Aqui no blog da Uniflores  você encontra as melhores dicas para manter as suas violetas sempre lindas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *