14 de Fevereiro, Valentine´s Day

Valentine´s Day: Origens e Significado

O Dia de São Valentim, Dia dos Namorados, ou em inglês, Valentine´s Day, é comemorado em toda a Europa e na América do Norte em 14 de fevereiro. Há várias versões para suas origens, mas as mais confiáveis dão conta de que a comemora remonta aos tempos do Império Romano (29 a.c.-395 d.c.).

Segundo essas versões, durante o reinado do Imperador Claudius II, Roma estava envolvida em diversas campanhas militares, tão sangrentas quanto impopulares. Claudius enfrentava então grandes dificuldades para recrutar novos soldados para as suas legiões, e acreditava que a razão destas dificuldades residia no fato dos homens não quererem abandonar as suas namoradas, esposas e amantes. Diante disso, o imperador Claudius resolveu cometer o disparate imperial de cancelar todos os noivados e proibir todos os casamentos em Roma.

Diante dessa situação um certo padre ou bispo de Terni (cidade italiana a 75 km de Roma), de nome Valentim, resolveu começar a defender a causa nobre do direito ao amor no Império Romano. Desobedecendo às ordens do Imperador, passou a celebrar secretamente o casamento de todos quantos o desejassem. Como seria de se esperar, o Imperador Claudius acabou por ser informado destas cerimonias, e resolveu prender o bom Valentim, que permaneceu na prisão até ao dia em que foi decapitado, a 14 de Fevereiro de 270.

Porém, ainda foram precisos cerca de 200 anos para que o Dia de São Valentim fosse instituído. Nessa altura, século V, o Cristianismo espalhava-se pela Europa, e o Papa achou por bem banir todas as festividades a que a Igreja Católica considerava pagãs…

O Dia de São Valentim veio então substituir as Lupercais, festas de fertilidade realizadas em meados de Fevereiro, e celebradas em Roma em honra do Deus Luperco (protetor dos rebanhos contra os lobos). E foi assim que Valentim foi santificado em honra do que antes fizera pelo amor, em nome do qual morrera, e instituído o Dia de São Valentim, em lugar das ditas Lupercais.

Esta tradição do Dia dos Namorados sobreviveu até aos nossos dias, mantendo-se, de uma maneira ou de outra, com os mesmos significados de outrora.

Valentine´s Day - Love

Uma nova tradição brasileira?

No Brasil, como se sabe, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, um dia antes da data em que é celebrado o dia de Santo Antônio, que tem fama de realizar casamentos e namoros. Sem dúvida, esta é a data que já está inserida no imaginário coletivo como o dia de homenagem ao amor e aos relacionamentos, sendo uma das datas de maior movimento no ano para o comércio em geral, pois são poucos os que deixam de buscar alguma forma de demonstrar seu carinho a alguém importante nesta data.

No entanto, quem diria, a tecnologia tem propiciado o surgimento de uma “nova tradição”. Com o elevado número de brasileiros que residem ou residiram no exterior, tornou-se inevitável que uma significativa parcela de brasileiros travassem contato também com a tradição do Valentines Day. Esse enorme contingente de pessoas também é atingido por toda a mídia que envolve a data no exterior, e muitas vezes acaba sendo contagiado pelo desejo de presentear seus amores, mesmo aqui no Brasil. E hoje, a distância não é mais empecilho para demonstrações de carinho.

Com as facilidades oferecidas pelo e-commerce, especialmente através do serviço oferecido pela Uniflores, as pessoas podem presentear seus amados em qualquer lugar do Brasil, independente do local do planeta em que elas se encontrem.

Neste ano de 2018, o Valentine´s day (14 de fevereiro) coincidirá com a quarta-feira de cinzas. Então é importante você antecipar sua compra de flores, para que as floriculturas possam provisionar seus estoques com antecedência.

Veja nossas ofertas para o Valentine´s Day!

 

Flores Valentine´s Day

Por que emocionar com a Uniflores:

A Uniflores possui mais de 1.400 floriculturas selecionadas credenciadas por todo o Brasil. Através de nosso sistema, todas estas floriculturas estão integradas, permitindo que o internauta selecione uma vasta gama de arranjos florais, cestas, e acessórios como chocolates, vinhos e bichos de pelúcia para surpreender e encantar a pessoa amada, presenteando-a em datas especiais ou não, em qualquer das cidades do país com mais de 20.000 habitantes, em um sistema que já foi utilizado e aprovado por milhares de usuários cadastrados.

Comprando através da Uniflores, o usuário tem a tranquilidade de saber que está negociando com uma empresa séria e que preza o atendimento total ao cliente. Todo o processo de compra é feito em ambiente seguro e sigiloso, e todas etapas são documentadas para o cliente através do envio de e-mails, desde a conclusão da compra até a confirmação da entrega, informando o horário e pessoa que recebeu. Nosso atendimento e horário de entregas são os mais amplos disponíveis no segmento, funcionando de 2a. a 6.a das 8:00 às 20:00, e aos sábados domingos e feriados das 9:00 às 13:00. Além disso, nossas entregas podem ser feitas até no mesmo dia da compra, pois nossos arranjos são produzidos por nossos representantes locais, assegurando também assim o frescor e qualidade das flores, que não precisam viajar longas distâncias até a entrega. Nossos clientes ainda se beneficiam com a isenção da taxa de entrega, para todo o país. O usuário pode fazer sua compra com toda a comodidade e segurança, e o sistema permite que ele escreva uma mensagem que vai acompanhar seu presente, tornando assim ainda mais romântica a surpresa.

Escolha a cidade para onde quer mandar um presente pelo Valentine`s Day:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *