dia do psicólogo

27 de agosto, dia do Psicólogo!

Neste mês de agosto, comemoramos no dia 27 o dia do Psicólogo, a profissão que eu e muitos outros, amamos e escolhemos para nossas vidas!

Dizem que psicólogo é aquele que segura a dor do outro com o ouvido, e realmente esta é uma grande verdade! Porém, ele pode fazer muito mais do que isso… Pois embora seja muito comum as pessoas procurarem por ajuda psicoterapêutica apenas nos momentos de sofrimento, ele pode estar ao seu lado em momentos de alegria e auto-desenvolvimento também. Ele pode ajudar desde crianças pequenas a pessoas com muita experiência vivida…

Psicólogo é aquele alguém com quem, e PARA quem você pode contar, pode compartilhar todas suas vivências, seus segredos mais escondidos, talvez aqueles que nem você conhece!

É um profissional que te olhará como um todo. Que permitirá a criança se expressar, brincar e crescer, ao adolescente se expor como um ser confuso que pode ser, e ao adulto chorar como quem não quer só cuidar, mas também ser cuidado… E claro, risos compartilhados também!

Entre essas e tantas outras coisas que podemos falar sobre esses profissionais, a clínica Ciclos gostaria de parabenizar a todos os Psicólogos e estudantes de psicologia, com uma singela homenagem, um texto de autor não conhecido, mas que diz com palavras simples e bonitas, sobre a beleza que há em ser psicólogo:

“Feliz dia dos insensatos, inquietos, angustiados, criativos. Feliz dia dos silenciosos, dos choros contidos, dos olhares secos e nós na garganta. Feliz dia da palavra, do corpo expresso, da vida urgente, da infelicidade que quer arder no passado e deixar de ser presente. Feliz dia das ambivalências, das incoerências, dos encontros com nossos avessos. Feliz dia da conversa estranha que não é conversa de amigo, que é um tipo de amor e que se paga, que transforma e pode libertar. Feliz dia da família, do casal, do grupo, da comunidade, do hospital, da escola, da empresa e de qualquer lugar do mundo. Feliz dia do divã, dos olhos nos olhos, da distância ótima e do abraço necessário. Feliz dia do psicanalista, do behaviorista, do cognitivista, do sistêmico, do humanista, do psicodramatista. Feliz dia daquele que não tem linha, porque não quer se ver amarrado. Feliz dia do segredo ético, da beleza que nasce da confiança e tem na entrega o seu maior legado.

Feliz dia das pessoas que buscam ampliar as perguntas sobre suas existências, e que fazem de todos nós, psicólogos, realizados por podermos continuar existindo. Nosso ofício é uma ação política de empoderamento das vozes que se emudeceram, dos cantos das almas enrouquecidas. A felicidade que precisamos celebrar, hoje, é deste encontro poder acontecer, porque ele é um tanto da beleza existente em nossas vidas.

Aos que insistem em suas perguntas aparentemente sem sentido, meus parabéns. Aos que acolhem as dúvidas de tantos, minhas colegas e meus colegas tão queridos e admiráveis, minha reverência eterna.

Sigamos, todos, na direção da realização daquilo que ainda não pode ser nomeado, expresso, vivido. Juntos, construímos um mundo (infelizmente) (ainda) estranho, de gente diferente que tem todo o direito de existir, ser vista e aplaudida em todas as suas cores.”

Autor desconhecido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *