Flores para presentear no Natal

Natal: A Percepção Sensorial dos Arranjos de Flores


No tempo de nossos pais existiam menos pessoas no mundo. Não que hoje não haja mais espaço físico para abrigar a todos (ainda que existam os sem teto), mas o simples aumento do numero de habitantes no planeta é responsável pela geração de estresse. Essa é uma regra imposta pela Natureza.

Mais pessoas significa que temos que fazer mais para garantir o mínimo. Significa que temos menos tempo disponível. Significa que o tempo passa mais depressa. Tudo isso é originado pela mudança de percepção que temos da vida hoje.

Paralelamente a isso, passamos a valorizar as coisas que tenham também um valor simbólico mais forte. Aquelas que nos remeta ao simples, ao natural, a época em que éramos crianças. Todos queremos recuperar o equilíbrio individual, o equilíbrio familiar, o equilíbrio de relacionamento, enfim, o equilíbrio espiritual. Buscamos desesperadamente o Bem Estar. Buscamos pequenas compensações pelos novos esforços que estamos sendo forçados a fazer. Queremos isso agora.

As flores e plantas tem tudo a ver com essa necessidade. Elas tem forte apelo simbólico e conceitual. Sua presença transforma o ambiente. É isso que veremos nesse final de ano – plantas em vaso ou arranjos de flores cortadas ornamentando o cenário da ceia e da reunião familiar.

Em um arranjo, essa qualidade é evidente na “percepção sensorial” que ele proporciona. Isso significa que, ao estar presente, qual a área do recinto que ele “ilumina”. Existem plantas e arranjos que são “opacos”, tem baixa qualidade sensorial. Outros tem um impacto marcante. O que diferencia os mesmos?
Bem, apesar de a avaliação ser subjetiva e cada pessoa ter uma impressão própria sobre o arranjo ou ao vaso de planta, alguns aspectos são determinantes:

• Colorido das flores – quanto maior, melhor a percepção
• Arte floral – quanto melhor, maior a percepção
• Exoticidade das flores
• Uso de acessórios e combinações inusitadas de complementos
• Tipo de “base” – local onde estão as flores

Emocione e surpreenda também no Natal e Ano Novo…

Assim, na hora de comprar seu arranjo ou vaso para sua ceia de Natal esteja atenta a esses fatores. Não se preocupe com arranjos ou plantas grandes, mas sim que eles sejam marcantes. Natal de verdade pede flores de verdade, pois elas trazem a energia positiva que sua confraternização familiar necessita.

Veja as sugestões da floricultura online Uniflores para presentear nas festas de Natal e Ano Novo.

Augusto Aki - Colunista Floral

Augusto Aki
www.negocioscomflores.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *