imagem com fundo azul e flores para decoração rosas em vaso branco penduradas

Flores para decoração – 8 ideias para encantar no seu ambiente

Flores para decoração dão um clima diferente à sua casa. Elas deixam o ambiente com mais harmonia e acrescentam delicadeza. Por isso, é uma ótima alternativa para quem quer dar um toque de elegância.

Ao planejar, você pode optar entre diferentes espécies de plantas. Além disso, é possível variar no vaso e no lugar em que elas irão ficar. Tudo isso influencia na decoração do ambiente.

1. Conheça as espécies de flores para decoração

Para começar, nem todas as flores para decoração são iguais. Cada uma tem cores, aromas e necessidades próprias. Por isso, na hora de escolher flores, você deve levar tudo isso em consideração.

Algumas delas, requerem luz direta. Ao mesmo tempo, outras pedem apenas uma luz indireta. Veja que isso já pode dar uma orientação importante. A depender da quantidade de luz que sua casa pega, é necessário pensar nessa questão.

Além disso, veja como elas brotam. Girassóis, por exemplo, se voltam sempre para a direção do sol. Isso significa que você deve dar um bom espaço de claridade. E é para lá que ele irá crescer.

2. Opte entre flores naturais ou artificiais

Ainda que flores para decoração naturais façam muito sucesso, as artificiais também têm espaço. Elas são mais indicadas para locais sem muita luminosidade. Normalmente, porém, não são a prioridade.

Ainda assim, você pode optar pelas artificiais se também não tiver muito tempo para cuidar. Leve em conta alguém que viaja muito. Essa pessoa não pode ter uma planta que requer água a todo tempo, certo? 

Para casos como esses, as plantas artificiais podem ser uma opção mais adequada. Ainda assim, são muitas variáveis que influenciam. A decisão final vai partir apenas de você. O que você quer para o seu cômodo?

Em geral, as flores naturais são as preferidas. Elas dão um toque a mais de delicadeza e trazem bem-estar. A fragrância também é única e especial. 

Mas e se quero uma flor natural sem ter luminosidade? Neste caso, opções como as gérberas, os cravos e as rosas podem ser boas ideias. Avalie elas e tente para ver se vai dar certo no seu espaço.

3. Invista na qualidade das flores

flores para decoração Brilhantes No Interior Do Quarto De Estilo Clássico

Não importa se você escolheu entre as plantas para decoração naturais ou artificiais. Em ambos os casos, é necessário cuidar bem delas. Por certo, esse cuidado difere um pouco dependendo da planta.

As flores para decoração naturais devem ser compradas em locais confiáveis. Procure bons arranjos de flores frescas. Observe se elas estão caídas ou firmes. Veja também o estado das folhas. Além disso, veja exatamente qual planta quer comprar e como ela fica em perfeitas condições. 

Mesmo nas artificiais, a compra também é determinante. Tenha certeza de que são de um bom material. 

Observe questões como o acabamento e a estética. Elas são realistas? Possuem materiais de alto padrão? As cores são desbotadas? Caso sejam de qualidade, podem até serem confundidas com as naturais.

4. Escolha o vaso ideal

Mesmo quando falamos de flores para decoração, não são só elas que estão lá, certo? Os vasos também compõem o ambiente de alguma forma. Por isso, é necessário dar atenção a eles também.

Em primeiro lugar, observe o tamanho das flores. O vaso escolhido deve ser proporcional a elas. Ou seja, não compre um vaso minúsculo para flores enormes e nem vasos enormes para flores pequenas.

Com relação ao material, há alternativas. Barro, pedra, madeira e plástico são os mais escolhidos. Cada um combina com um design distintos. Portanto, escolha aquele que é mais compatível com a sua casa.

O mais recomendado é que os tons sejam contrastantes aos das flores. Isso dá um dinamismo maior ao visual. Já, para ambientes mais neutros, vasos de vidro costumam ser ótimos.

5. Combine com o restante da casa

Algumas pessoas se empolgam com as flores para decoração e depois não sabem onde colocá-las. Antes de comprar, você já deve ter uma ideia do que quer e de onde irá colocar.

Um ambiente com muitas flores diferentes não é muito legal. Via de regra, isso deixa o visual mais poluído, em especial se houver muitos outros itens decorativos.

Para locais mais sóbrios, equilibre com flores coloridas. Isso dá um contraste que tem charme e sutileza. Para locais com cores vibrantes, a ideia é a oposta. Neles, opte por flores de cor mais neutras.

Se quiser deixar tanto a decoração quanto as flores neutras, também pode. Móveis, paredes e flores neutras, combinadas a cristais e espelhos, têm a sua elegância. Porém, cuide para não ficar monótono demais.

6. Cuide das flores da sua decoração

flores para decoração em sala de estar

Cuidar das flores para decoração é uma tarefa vital. Caso você não tenha o cuidado certo para isso, elas irão morrer. Mas como identificar se algo de errado está acontecendo?

Cada tipo de flor pode ter algumas variações na hora do cuidado. O ideal é saber fatores como a necessidade de luminosidade e de água. Assim, você vai garantir que ela fique viva e linda por muito tempo.

O ambiente também deve ser arejado, de preferência longe do ar-condicionado e de vento forte. Algumas também não devem ser expostas diretamente ao sol.

Para ver se estão bem, observe as pétalas e folhas. Se estiverem secas, retire. Assim, não irão ficar podres no vaso. A troca da água de arranjos pode ser a cada dois dias.

Para flores artificiais, é mais fácil. O ideal é cuidar para não acumular pó ou outras sujeiras. Dessa forma, ela vai parecer sempre mais natural.

7. Escolha onde colocar as suas flores para decoração

Não há regras para onde por as flores para decoração. No entanto, alguns locais da casa podem ser mais indicados do que outros. No entanto, como identificá-los?

Há algum lugar da sua casa que esteja precisando de uma cor diferente ou de um toque sofisticado? Caso a resposta seja sim, é lá que as flores devem ficar. Simples, certo?

Alguns locais mais sutis também podem ser utilizados. Por exemplo, em cima de móveis, como a mesa de jantar ou mesas de centro.

Se optar por flores artificiais, tome cuidado. Tente colocá-las em locais em que as deixem parecendo o máximo possível com as naturais.

8. Onde comprar flores para decoração?

Agora que você já sabe tudo sobre flores para decoração, onde comprar? O local escolhido deve ser de confiança e fornecer flores de qualidade.

Na Unicestas, atendemos a todo o Brasil. Temos flores para você e para presentear. Clique aqui para conhecer nossa loja!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *