Flor do deserto: significado, como cuidar e qual a sua origem

Já faz um tempinho que a flor do deserto caiu nas graças dos amantes de flores e também das pessoas que querem agregar ainda mais beleza e charme aos ambientes.

Mas para tê-la em casa é sempre bom saber a sua origem e os cuidados necessários para mantê-la sempre saudável e radiante. Vem com a gente que contamos tudo para você sobre essa espécie que é puro encanto.

Só, mas não solitário. Diga eu te amo com flores. Dicas para presentear

O que é uma flor do deserto?

Ela não é uma flor de origem brasileira, mas pode se adaptar facilmente em países tropicais, uma vez que é cultivada em regiões muito quentes.  

Com um caule mais grosso, a flor rosa do deserto é cultivada em áreas desérticas e possui uma estrutura bem forte que resiste aos ventos intenso, além de contar com uma reserva de água.

Seu aspecto é de uma pequena árvore com raízes que ficam à mostra.

Qual o significado da flor do deserto?

Essa florzinha toda charmosa e que encanta muita gente, na verdade, se chama adenium obesum e pertence à família apocynaceae.

Essa espécie de planta pode chegar a 4 metros de altura e cerca de 1,5 de largura. Mas isso se ela for cultivada em seu ambiente natural.

Qual a origem da flor do deserto?

Ela tem várias cores, mas a flor do deserto azul e branca estão entre as preferidas. Sua origem é da parte Sul da África e também da região da Península Arábica. Por isso, essa bela planta ganhou esse nome.

cores da flor

Como cuidar de uma flor do deserto?

Com tanta beleza é preciso saber como cultivá-la para que você a mantenha sempre bonita e saudável. 

Se já tem em casa ou pretende comprá-la e quer saber quais os cuidados mais adequados, confira as nossas dicas.

Cuidados para plantar as sementes

Na hora de plantar as sementes da flor do deserto amarela ou demais tonalidades coloque no fundo do vaso muitas pedras e aplique também TNT para que as raízes não cresçam fora do recipiente.

Como ela é uma espécie que gosta de bastante calor o ideal é que você plante as sementes em uma mistura de areia grossa, terra e húmus de minhoca. Tudo isso fará com que ela se desenvolva da maneira mais adequada.

Ambiente ideal para flor do deserto

Depois de aprender como cultivar a flor do deserto, você não pode esquecer que o ambiente também contribui para o seu bom desenvolvimento.

Por ser uma espécie acostumada com regiões desérticas, o ideal é cultivá-la em um ambiente onde os raios solares possam bater diretamente na planta.

Dê preferência para áreas como varanda e quintal, onde o sol pode penetrá-las com maior facilidade. Fique atento com as temperaturas, porque elas não podem ser menores do que 14°C.

Identifique as cores da flor do deserto

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre quantas cores de flores do deserto existem. Saiba que essa espécie conta com diferentes tonalidades, que variam entre o branco, vinho escuro e também vermelho e lilás.

Para saber a sua cor, a primeira coisa é identificar a procedência e a maneira como ela foi cultivada.

Por exemplo: se a espécie tem origem em estufa, a polinização foi realizada com duas espécies iguais e não sofreu com a polinização de insetos, possivelmente você conseguirá a cor desejada.  

Como regar a flor do deserto

Como já falamos, essa espécie não precisa ser bastante regada para que seu desenvolvimento seja saudável.

Na hora de regá-la, opte por vasos que tenham uma boa drenagem, pois o solo não deve ficar muito encharcado.  Nunca coloque muita água na rosa do deserto para que suas raízes não apodreçam. 

Qual a melhor época para podar a flor do deserto?

A melhor época para fazer a poda da sua planta flor do deserto é durante a lua crescente nos meses considerados mais secos do ano, entre o outono e inverno, principalmente, nos meses de julho e agosto, que são os períodos praticamente sem chuva.

Quanto tempo dura a flor do deserto?

Ela pode durar décadas ou até séculos dependendo da forma do cultivo, ambiente e os cuidados com rega da planta.

Saiba diferenciar as espécies

diferenciar especies de flor

Antes de aprender a diferenciar as suas espécies, muitas pessoas ficam em dúvida se a flor do deserto é venenosa? A resposta é sim. Por isso, durante o cultivo é sempre bom usar luva.

Mas, fique tranquilo na hora de comprá-la, pois com os cuidados certos, você não terá problemas. 

Para te ajudar a escolher a flor que mais combina com a sua casa, separamos aqui as espécies mais conhecidas.

1. Adenium obesum

Essa espécie é encontrada com mais facilidade em uma área chamada de África subsaariana em regiões como Quênia, Sudão e Senegal.

Seu período de florescimento é bem longo e acontece no verão, mas no inverno se estiver em ambiente coberto, a flor do deserto azul continua a crescer, assim como espécie de outras tonalidades

Suas flores têm variedade de tamanho, podendo chegar até 10 centímetros de diâmetro, dependendo da forma que ela é cultivada. As extremidades das suas pétalas variam entre rosa e vermelho.

2. Adenium multiflorum

Essa espécie é uma das mais fácies de ser encontrada e floresce entre os meses de maio e agosto. Suas flores são lindas e muito abundantes, sendo inclusive considerada uma das mais belas de toda a espécie da flor da rosa do deserto.

As adenium multiflorum possuem pétalas em formato de estrela, com suas margens em vermelho brilhante e partes internas brancas.

3. Adenium swazicum

Essa espécie se desenvolve na região da província de Mpumalanga, na África do Sul. A adenium swazicum é vista sempre em bosques e geralmente em áreas com areia e solo salobra.

Suas flores são facilmente encontradas nas cores rosa e lilás e ficam lindas em decorações de jardins e varandas.

4. Adenium somalense

Essa espécie também é encontrada no sul da Somália, na Tanzânia e também no Quênia.  Nessas regiões, a adenium somalense pode chegar a 15 metros de altura.

As flores dessa espécie são menores do que outras espécies, mas com um grande caudex espesso. Suas listras brancas e vermelhas dão o charme a esse tipo de planta do deserto.

Essa plantinha toda charmosa é muito usada por bonsaistas, mas é difícil de ser encontrada em locais de comércio de flores.

5. Adenium crispum

A espécie adenium crispum possui flores brancas e pétalas listradas em tons avermelhados. Ela conta com flores pequenas, margens onduladas e são bem elegantes e charmosas.

Essa espécie floresce durante o ano, mas com dormência em temporadas invernais, podendo atingir até 15 centímetros de altura em menos de dois anos.  

Estamos com preços imperdíveis. Aproveite e conheça nossas promoções!

Conclusão

A flor do deserto é linda e o mais legal é que você pode escolher entre várias espécies. 

Depois de conhecer e entender tudo sobre essa plantinha toda linda e delicada, que tal dar uma olhada no nosso site Uniflores e encontrar diversas espécies de flores para presentear e também decorar a sua casa? Acesse o nosso site agora mesmo e encante-se!

Redação: Douglas Pedrosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *