Como desidratar flores em casa

Como Desidratar Flores Em Casa?

Como desidratar flores em casa é uma das principais dúvidas de quem quer decorar o ambiente com estilo e praticidade.

Segundo o relatório elaborado pelo Pinterest, plantas, florais e sustentabilidade são três das principais tendências de decoração 2019. Por isso, é possível usar e abusar das flores desidratadas na decor da sua casa!

Além de esteticamente belas, elas são resistentes, ecológicas e podem ser usadas com aroma, para deixar seu cantinho com um cheiro único e inesquecível.

Confira as principais formas de desidratar as flores para deixar sua casa ainda mais bonita.

3 maneiras simples de como desidratar flores

São diversas as técnicas de desidratação, tudo depende do tipo de flor e do objetivo. O microondas é indicado para os casos em que há necessidade de manter a cor.

Já as mais robustas, como as rosas, podem ser desidratadas naturalmente com o vento.

Independentemente do caso, é importante que a flor não esteja muito madura, para evitar que se despedace.

Desidratar flores no microondas

O microondas é uma técnica rápida e simples de desidratação:
Primeiramente, pegue flores firmes,pouco abertas e corte o caule em até 5 cm. Em seguida, coloque-as viradas para cima em um recipiente com o produto dessecante (gel de sílica, por exemplo, que é ótimo para conservar a cor). Depois, coloque mais dessecante para garantir que todas as pétalas sejam cobertas e as abra bem com um palito.
Coloque no microondas junto a um copo d’água e deixe por cerca de dois minutos. Observe a consistência e retire quando quando estiverem totalmente secas.
Reserve por 24 horas, seque-as com muito cuidado e pronto. Estão prontas para decorar.

Secagem com ar

Este é um processo mais longo, porém bem simples. Retire a folhagem em excesso, corte o caule para que não fique muito longo, amarre a parte inferior e deixar as flores penduradas de cabeça para baixo em um local escuro, com vento corrente. Isso ajuda a conservar a cor.
Após algumas semanas, entre duas e três, confira se estão secas. Se sim, retire e finalize com spray para cabelo para aumentar a resistência.

Flores prensadas

Caso queira colocar suas flores em quadros, a prensa é a técnica mais indicada.

Escolha as espécies desejadas, de preferência uma mescla de volumosas e delicadas, coloque pequenos ramos entre folhas de jornal com um papel simples para evitar que a tinta passe para as pétalas.

Empilhe tudo e deixe em um local seco e escuro por uma semana, com um peso em cima para prensar.

Repita o processo toda semana, até que estejam 100% secas e pronto.

Agora é decidir como usar suas flores desidratadas na decoração e colocar a mão na massa. Aproveite para continuar conferindo os conteúdos disponíveis em nosso blog e encontrar seu arranjo perfeito no site da Uniflores!

2 comentários em “Como Desidratar Flores Em Casa?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *