saiba mais sobre violetas

Violetas — Conheça Mais Sobre a Flor e Como Cuidar

As violetas são flores super conhecidas e queridas entre os cultivadores e pessoas em geral. Ao contrário do possa parecer, a espécie não é apenas encontrada com a tonalidade arroxeada, é possível achá-las  em cor-de-rosa, branco e bicolor.

Com uma beleza delicada e única, a espécie é cultivada no Brasil e suas pequenas flores são fáceis de cuidar, por isso, caso receba a atenção necessário, as violetas duram por bastante tempo.

Quer conhecer um pouco mais dessa flor e aprender a cuidar? Este artigo é para você!

Características das violetas

As violetas são flores que carregam um forte significado, por isso, são excelentes opções para presentear alguém especial. Afinal, a espécie são símbolo da lealdade e conseguem transmitir bons sentimentos.

Os próprios gregos antigos visualizam as violetas como marcas da fertilidade e amor, prova disso é que, sendo lendas, esses povos utilizavam as flores como ingredientes para criar poções para atrair casais apaixonados.

Além da representatividade mística, as violetas também foram utilizadas com papel medicinal. No século XIX, a espécie foi usada para homeopatia em tratamentos de problemas como sinusite e reumatismo.

Cuidados com violetas

Apesar das violetas serem flores fáceis de serem cuidadas, existem alguns fatores essenciais para manter a espécie sempre bonita e vistosa. Selecionamos algumas dicas para auxiliar na tarefa:

Rega

A frequência das regas é relativa, é importante destacar que vai depender da temperatura ambiente em que as violetas estão sendo cultivadas. Em regiões mais quentes, é importante a constância deverá ser maior em relação aos ambientes mais frios.

No verão, a rega deve ser feita logo no início da manhã ou ao fim da tarde — esse fato pode ser explicado devido a evaporação da água. Ao meio dia, o sol estará mais quente e a umidade corre o risco de ter perdida mais rápido.

No inverno, com a temperatura mais amena, é necessário atenção para que a quantidade de água não seja excessiva e gere o apodrecimentos das raízes.

Iluminação

Um ponto de atenção em relação às violetas é a luz, essa espécie se desenvolve melhor em ambiente iluminados. Por isso, caso o cultivo for feito em ambientes externos, o ideal é mantê-las em locais onde a luz solar consegue chegar. Uma dica é observar a coloração das flores, se estiverem pálidas pode ser que precisem receber maior quantidade de iluminação natural.

Adubo

Para manter a flor saudável e fazê-la sempre florescer, é importante prestar atenção ao adubo. É necessário realizar o processo por cerca de três a quatro vezes ao ano. A dica é utilizar o NPK 1010110.

Dicas extras

  • ao regar as violetas não molhe as flores e folhas, deixe a água cair apenas na terra;
  • opte por regar a espécie uma vez ao dia, porém sempre observe e sinta a umidade da terra. Se estiver ainda úmida, não há necessidade de regar;

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as violetas e sabe como cuidá-las, aproveite para conferir outros conteúdos em nosso blog e conferir os lindos arranjos com a espécie na Uniflores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *